domingo, 11 de janeiro de 2009

A paz

Em meio a tanto conflito, bombas, tiros, violência, em várias partes do mundo, sobretudo na Palestina, Afeganistão e no Iraque, atualmente, nada como refletir, através da letra do Gil e do Donato o quanto é importante encontrarmos e vivenciarmos a paz!

Pensar em quantos inocentes tiveram que sofrer com suas próprias vidas para que possamos desfrutar desse momento é no mínimo contraditório, como diz a letra: "Só a guerra faz nosso amor em paz..." E que olhemos para dentro de nós mesmos e encontremos essa paz sonhada e compartilhada entre todos!

É claro que não podemos fechar os olhos para o verdadeiro sentido da paz, que não é apenas viver em um mundo de hipocrisia, fingindo gostar dos outros, mas é buscar viver em harmonia, mesmo sem relações firmes, pois não preciso fazer o mal se não faço o bem quando determinada pessoa não merece. Não somos obrigados a suportar quem nos prejudica, isso não é aceitar as diferenças, pois elas nos são nocivas quando buscamos uma boa convivência e não conseguimos, mas precisamos amar o respeito a todos, pois assim amamos o semelhante, com suas diferenças e, mesmo que seja melhor a distância entre as pessoas para uma convivência sadia, o respeito deve imperar para haver o alicerce da paz entre a sociedade e no mundo enfim!

A paz
(Gilberto Gil e João Donato)

A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais

A paz fez um mar da revolução
Invadir meu destino;
A paz, como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz

Eu pensei em mim, eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição, só a guerra faz
Nosso amor em paz

Eu vim, vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos "ais"

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu querido amigo Everaldo!

Essa letra da Canção de Gilberto Gil e João Donato, foi muito bem escolhida por ti que quis hoje falar da "paz".

Fica muito confuso em nossas mentes, saber que o ser humano primeiro pratica a violência pra depois se regenerar e buscar a Paz tão sonhada por toda humanidade.

A falta de amor, o egoísmo a ganância leva o ser humano a pensar em um mundo voltado pra si sem pensar que existe outros seres que habitam o planeta e que podemos dissimular, sermos mais verdadeiros mais humanos e buscarmos nas nossas convivências o verdadeiro sentido da Paz, que não poderá deixar de existir entre os homens que muitas vezes não procuram atos reflexivos para buscarmos nas mais profundas entranhas motivos para se ter harmonia, união cooperação e esquecer as indiferenças e os preconceitos os desentendimentos, para compartilharmos com todos a paz infinita.

Parabéns pela letra que postaste e pelo seu belo texto elaborado com bastante convicção.

Um beijo de paz da amiga!

Mazé Silva.

Anônimo disse...

Lindo texto, lindo tema e linda canção!
Triste pensar que muitas pessoas consideram a paz como algo externo (que surge fora do coração).
Como se o trânsito fosse um lugar para se exercitar a má educação, a intolerância e a arrogância, enquanto o mar inspira alegria, tranqüilidade e bem-estar.
Quem sabe o verdadeiro significado dessa palavra não tolera a violência, o genocídio, o desrespeito, a tortura, a miséria e a exploração... Seja lá onde estiver.

Beijos!

Anônimo disse...

Amei ler esta brilhante letra desta canção. A paz foi retratada de forma emocionante. Quisera Deus que cada um de nós pudèssemos plantar a semente da paz e do amor, ao invés da intolerância e agressividade, só assim, haveria mais harmonia entre o próximo, ou seja, o mundo viveria realmente, em paz. Parabéns Everaldo, sua semente já foi plantada. Abraços.