terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Quando fala o coração...

A Rede Globo oferece nessas férias uma ótima minisérie com nove capítulos sobre a vida dessa grande artista da música brasileira: Maysa Figueira Monjardim. Natural de São Paulo, Maysa é mãe do atual diretor da minissérie Jaime Monjardim, que trabalha juntamente com o escritor Manuel Carlos nesse projeto.

Maysa teve uma vida pessoal atribulada, após seu primeiro casamento ter fracassado. Mas, sua carreira artística foi marcante, sobretudo por suas apresentações em casas de shows famosas do Rio e de São Paulo, além do exterior, onde fez várias cidades da Europa e Estados Unidos com bastante êxito. Conseguia navegar pela Bossa nova com perfeitas interpretações, entretanto, encontrou maior identificação no bolero e no samba-canção, também considerado "fossa" ou "dor-de-cotovelo" na época.

São canções famosas em sua interpretação: Felicidade infeliz, Solidão, Bom dia tristeza, Tristeza, Castigo, Chão de estrelas, Alguém me disse, Bloco da solidão, Dindi, Eu sei que vou te amar, Meu mundo caiu, Ouça, Resposta, Tarde triste, O barquinho, Ah se eu pudesse, Demais, entre outras, que mais tarde influenciariam cantoras como Simone, Ângela Rô Rô, Fafá de Belém e Leila Pinheiro.

Maysa nos deixou em 1977, em um acidente automobilístico. Entretanto sua lembrança continua residindo entre os grandes nomes da nossa música e essa minissérie é uma prova disso e mais uma justa homenagem que artistas como esses merecem receber sempre!

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu estou adorando a minissérie! Descreveram-na bem: intensa. Algumas características marcantes e uma voz única, de uma mulher que realmente se expressou com o coração. Eu imaginei que vc escreveria algo a respeito, porque os grandes nomes da música brasileira não deixam de passar por auqi.

Beijos!

Anônimo disse...

........... EVERALDO ..............


ADOREI SUA HOMENAGEM A MAYSA .PARABENS SEU BLOG É MARAVILHOSO ADORO SUAS POSTAGENS .DA SUA AMIGA

A LITUANA DE SP-CAPITAL A FÃ N 1 DO MAESTRO EDUARDO LAGES

CON disse...

Amigo, concordo com a Juliana e eu também estou amando!!! Todos em minha casa estão assistindo e adorando...Fico feliz porque meus filhos estão tendo a oportunidade de conhecer uma grande artista e uma mulher revolucionária que vivia muito á frente de seu tempo!
Eu admiro quem luta pelos seus ideais...Maysa é uma incógnita, acho que nem ela mesma se conhecia direito...Ela tem o lado bom e o ruim muito marcantes...Mas viveu intensamente!!!

E esta minisérie nos leva a repensar a vida...
Eu me lembro de vários fatos da vida da Maysa, desde novinha já admirava a coragem e a ousadia dela, totalmente o oposto de mim, rsrsrs uma mineirinha recatada que vivia sempre sob as ordens e olhares da mãe.
Lembro-me do dia da sua morte, fiquei triste...
Perdemos uma grande artista...Mas Maysa ganhou a oportunidade de curtir a paz que ela tanto buscou!

Beijos azuissss