quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor...

Francisco de Assis França é mais um grande conterrâneo que destaco e que muito contribuiu na música brasileira, embora seu curto tempo de carreira. Mais conhecido como Chico Science, é natural de Olinda e responsável pelo movimento conhecido como Manguebeat, em meados da década de 90.

O manguebeat teve influência do soul, funk e hip hop, unido com ritmos nordestinos como o frevo, coco e o maracatu. Com essa mescla de instrumentos de percussão, no início da década de 90, Chico montou sua banda: a Nação Zumbi. A partir daí, começou a fazer shows em Recife e Olinda, alcançando destaque e expandindo para o sul do país, onde chamou a atenção por sua batida genuinamente original.

A banda lançou dois discos recebidos de forma positiva pela crítica: Da lama ao caos e Afrociberdelia. O primeiro, revelou a banda ao país, e o segundo, mais pop, levou a excursões pela Europa e Estados Unidos. Sucessos como A cidade, Praeira, Da lama ao caos, Etnia, Lixo do mangue, Manguetown, Quando a maré encher, Todos estão surdos, etc. influenciaram outras bandas e artistas locais e nacionais como Mundo livre S/A, Cordel de fogo encantado, Mombojó, Sepultura, Cássia Eller, Fernanda Abreu e Arnaldo Antunes.

Chico nos deixou em 1997, em um acidente automobilístico. Mas, sua semente foi plantada e continua a dar frutos em uma arte rica em observação e união de ritmos em prol de novos horizontes para a música brasileira.

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Fantástico o movimento idealizado por Chico Science. Ele provou que em meio à lama também há vida.
Felizmente, não se limitou a importar ritmos e estilos, como vc destacou tão bem, exportando a cultura do nordeste do Brasil para o mundo.

Beijos!