terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Calor musical

Já abordamos no mês de setembro, as Flores musicais que esse país tupiniquim nos oferta, em reverência à Primavera. Hoje, em decorrência do Verão, vamos abordar o calor, não como uma energia em trânsito, como observamos em física, mas envolto a notas musicais verde e amarelas.

O calor é um tema recorrente no repertório de diversos artistas. Margareth Menezes por exemplo já mandou um "Vem mostrar pra mim o seu calor..." em Me abraça e me beija. Ney Matogrosso também expressou sua temperatura em Um pouco de calor com "Eu preciso de um pouco de calor..." Mas, isso não se restringe apenas à musica brasileira: Julio Iglesias já lançou um disco com o título Calor. Não é que essa temperatura é mesmo abrangente?

Adriana Calcanhoto foi indiferente a essa energia em Depois de ter você onde afirma " Depois de ter você, pra que querer saber que horas são, se é noite ou faz calor..." Mas, muito antes dela, Dalva de Oliveira já demonstrava outra forma imprescindível de calor em Que será: "Que será da minha vida sem o teu calor..." Arnaldo Antunes recentemente pediu Socorro por não sentir a mesma energia debatida: "Socorro não estou sentindo nada, nem medo, nem calor, nem fogo, nem vontade de chorar, nem de rir..."

Caetano Veloso também defeniu um certo Menino do rio com "Menino do rio, calor que provoca arrepio..." E o que dizer do clássico Carinhoso de Pinxiguinha num convite tentador: "Vem, vem sentir o calor dos lábios meus a procura dos teus..." Em Bye, bye Brasil, Chico Buarque define o tempo: "Aqui ta fazendo calor, deu pane no ventilador..."

A temperatura sobe quando a referência é a estação Verão como em No mesmo verão do rei Roberto Carlos: "Você é mais quente que vinte janeiros, que dez fevereiros no mesmo verão..." Marina Lima anunciou a chegada da estação em Uma noite e meia: "Vem chegando o verão, um calor no coração..." José Augusto cantou as Chuvas de verão e Marcos Valle o Samba de verão. Roupa Nova aclamou a estação em Canção de verão: "É verão, bom sinal, já é tempo de abrir o coração e sonhar..." Carlos Lyra saiu com seu barquinho em um "Dia de luz, festa do sol..." Tom Jobim também alertou para o fim do verão com as Águas de março. Cartola sofreu com o término dessa estação em As rosas não falam: "Pois já vai terminando o verão enfim..."

Pois é! Com uma riqueza musical como essas e outras desse meu amado país, ficaríamos aqui horas e horas relembrando canções que fazem menção a altas temperaturas como as que estamos sentindo! Mas, há pouco mais de um mês do início oficial do Verão aqui no Brasil, só nos resta seguir como disse Dolores Duran em Estrada do sol: "me dê a mão, vamos sair pra ver o sol..."

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Adoro esse verdadeiro repertório textual que vc costuma inserir no blog. É como se desse passagem à estação, anunciando, com trechos inesquecíveis de nossas mais belas canções, que um novo tempo está por vir.

Inclusive, eu gostei muito do trecho criado pelo Rei Roberto:

"Você é mais quente que vinte janeiros, que dez fevereiros no mesmo verão..."

Beijos!