quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Eu fiz tudo pra você gostar de mim...

Vamos recordar uma das mais famosas e populares artistas que esse país já conheceu e que completou cem anos recentemente: Maria do Carmo Miranda da Cunha, ou simplesmente Carmem Miranda, "a pequena notável", natural de Portugal, mais um presente que recebemos dessa terra que tanto amamos! Pouco depois de seu nascimento, seus pais migraram para o Brasil. Entre as décadas de 30 e 50, sua carreira transcorreu entre Brasil e Estados Unidos, unindo essas terras em torno de sua cultura.

Curioso é que seu sucesso começou em 1930, justamente com a marcha Pra você gostar de mim (Taí) e ao final daquele ano já era apontada como a maior cantora do país. Ali começou sua carreira no rádio e sua turnê internacional, começando por Buenos Aires, passando por toda América Latina até chegar aos Estados Unidos, onde tornou-se uma das artistas mais conhecidas até hoje em terras americanas. Atuou como atriz de rádio e do cinema, com bastante êxito.

Carmem tornou-se inesquecível não apenas por usar uma "penca" de frutas na cabeça, mas por unir dois povos tão diferentes em torno de sua cultura, seja no cinema ou em canções como As cinco estações do ano, Alô alô..., Aquarela do Brasil, Balancê, Cantoras do rádio, Chica-chica-bum-chick, Mamãe eu quero, Me dá me dá, Na baixa do sapateiro, No tabuleiro da baiana, O que é que a baiana tem, South American Way, Tico tico no fubá, entre outras que só contribuíram para aclamarmos eternamente a primeira grande artista do Brasil a ser reconhecida em todo o mundo!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Everaldo,

Belíssima esta sua ideia de recordar e homenagear Carmen Miranda, a artista portuguesa mais brasileira de todos os tempos!...
Carmen ficará para semper ligada à vida artística, e não só, destes dois países irmãos.
Tanto em Portugal como no Brasil, como sabe, está a comemorar-se o centenário do seu nascimento, com eventos vários que servirão para dar a conhecer um pouco mais sobre a vida de Carmen Miranda.

Obrigada, amigo, pelas suas palavras gentis e ternas que dirigiu a Portugal.

Um grande abraço

Paula (Portugal)

James Lima disse...

Opa, seu Everaldo !

Rapaz, muito boa a idéia de homenagear a Carmen Miranda.

Não sabia que ela era de origem portuguesa (não repare na minha ignorância), mas sempre admirei bastante o trabalho dela. Não sabia, ainda, que ela tinha sido a primeira cantora brasileira conhecida mundialmente.

Obrigado pela aula de cultura musical brasileira, de sempre !

Um Forte Abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la