domingo, 8 de fevereiro de 2009

A janela

Domingo é dia de letra de música brasileira. E hoje abordaremos a temática casa x família. Muitos de nós já tivemos vontade de sair de casa, de nos aventurarmos pelo horizonte em busca de nossos ideais, de nossa tão sonhada liberdade.

É o que nos traz essa canção de Roberto e Erasmo, gravada pelo rei em 1972 e tão atual, nos pondo em confronto de gerações com nossos pais, com nosso lar, com nossa maneira de buscar e pensar nosso futuro. E ao refletir sobre essa letra tão fantástica, tão decisiva, tão completa, só posso pensar: Meu Deus, que bom que o Roberto é um dos mais afinados instrumentos do mundo em termos de afinação divina!

À janela
(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Da janela o horizonte
A liberdade de uma estrada eu posso ver
O meu pensamento voa livre em sonhos
Pra longe de onde estou

Eu às vezes penso até onde essa estrada
Pode levar alguém
Tanta gente já se arrependeu e eu
Eu vou pensar, eu vou pensar

Quantas vezes eu pensei sair de casa
Mas eu desisti
Pois eu sei lá fora eu não teria
O que eu tenho agora aqui

Meu pai me dá conselhos
Minha mãe vive falando sem saber
Que eu tenho meus problemas
E que às vezes só eu posso resolver

Coisas da vida
Choque de opiniões
Coisas da vida, coisas da vida...

Novamente eu penso ir embora
Viver a vida que eu quiser
Caminhar no mundo enfrentando
Qualquer coisa que vier

Penso andar sem rumo
Pelas ruas, pela noite sem pensar
No que vou dizer em casa
Nem satisfações a dar

Coisas da vida
Choque de opiniões
Coisas da vida, coisas da vida...

Penso duas vezes me convenço
Que aqui é o meu lugar
Lá fora às vezes chove
E é quase certo que eu vou querer voltar

A noite é sempre fria
Quando não se tem um teto com amor
E esse amor eu tenho mas, me esqueço
Às vezes de lhe dar valor

Coisas da vida
Choque de opiniões
Coisas da vida, coisas da vida...

Tudo tem seu tempo
E uma vida inteira eu tenho pra viver
E nessa vida é necessário a gente
Procurar compreender

Coisas que aborrecem
Muitas vezes acontecem por amor
E esse amor eu tenho esquecido às vezes
De lhe dar valor

Coisas da vida
Choque de opiniões
Coisas da vida, coisas da vida...

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Anônimo disse...

Vc está certo, a letra dessa música é inspiradora. Não imagino um jovem, em pleno auge de sua ânsia por liberdade, que nunca tenha pensado em sair de casa, em viver a sua própria vida. Isso é até muito bom, porque todos nós temos que construir os nossos próprios caminhos. A questão é que muitos jovens esquecem que a chave para a liberdade não é simplesmente a utopia e o sonho, mas a disciplina, a competência e a busca por ideais mais consistentes do que "andar sem rumo pelas ruas, pela noite sem pensar".

Beijos!

James Lima disse...

Caramba, bicho !
Adorei o texto que você escreveu pra preceder À Janela.

Essa canção é muito linda, eu acho. Consegue encantar qualquer um, e traz, com um modo simples de falar, todos os sentimentos que sente aquele jovem sonhador, que tanto quer se aventurar pelo mundo.

E o título é demais, também. Um dos mais lindos da carreira do Roberto, junto com À Distância, que também é linda.

Um Forte Abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Amigo Everaldo,

É isso aí, esta canção está sempre actual, sempre "na moda", apesar dos seus mais de 30 anos!...

O confronto, o choque de gerações é e continuará sempre a estar presente no nosso dia a dia.

Roberto e Erasmo ao conseguirem retratá-lo magnificamente em "À janela" tornaram esta letra imortal e eterna, aliás, como grande parte das canções desta dupla espectacular.

Um grande abraço

Paula (Portugal)

(dê uma olhadinha em: nuestramizade@blogspot.com)

Mazé Silva disse...

Grande escolha dessa temática!

Essa canção de Roberto e Erasmo, é linda demais! Nunca canso de escutar, pois a melodia é convidativa de ouvir, a letra é uma poesia muito bem elaborada por estes dois grandes artistas, cantores e compositores.

Quando a gente escuta esta canção, é como passasse um filme em nossa mente, pois é um retrato escrito que nos faz lembrar momentos vividos ou até mesmo como falaste pensamos na busca de novos ideais e novos horizontes.

Realmente Everaldo, é uma composição bastante reflexiva que combina imensamente com o tema bordado(casa e família).

Gostei muito e meus parabéns!

Beijão!

Mazé Silva