sábado, 7 de fevereiro de 2009

Os eternos Trapalhões...

Há algum tempo que desejo destacar esses lançamentos. Embora seja um Blog de música, gostaria de destacar àqueles que ainda não sabem que os filmes dos trapalhões estão nas lojas, por preços acessíveis. Didi, Dedé, Mussum e Zacarias fizeram a alegria de minha e de muitas infâncias país afora.

E não podemos dissociá-los da música, pois nem todos perceberam, mas grandes nomes brasileiros participaram da trilha de diversos filmes dos trapalhões, que foram campeões de bilheteria em um tempo em que o cinema nacional tinha pouquíssimo investimento. Cantores como Lenine, Ney Matogrosso, Rita Lee, Jorge Aragão, entre outros participaram da trilha sonora de filmes que marcaram a infância e juventude de muitos que não viviam sem aquelas atrapalhadas ingênuas.

Em 1981, o quarteto lançou o filme que seria o campeão de bilheteria. Com repertório de Chico Buarque, fizeram uma adaptação de uma de suas mais famosas peças e lançaram Os Saltimbancos trapalhões, esse em destaque na imagem. Outros títulos entraram para a história do cinema nacional como As minas do rei Salomão, Na serra pelada, O rei do futebol, O casamento dos trapalhões, No rabo do cometa, O mágico de Oroz, O cangaceiro trapalhão, No planalto dos macacos, etc.

Os trapalhões fizeram história no cinema e nas telinhas brasileiras. Basta comprovar o filme O mundo mágico dos trapalhões onde comemoram 15 anos e dominavam a audiência dominical durante vários anos. Mussum e Zacarias já estão no andar de cima, mas é sempre prazeroso reviver esse momento não apenas de nostalgia, mas de gargalhadas do eterno quarteto que brilhou na vida dos brasileiros durante anos.

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

James Lima disse...

Bicho, eu adoro os trapalhões. Sou, inclusive, colecionador de filmes deles em DVD, embora ainda não tenha tantos.

E, lógico, deve-se destacar, além das trilhas sonoras, as canções cantadas por eles mesmos... É uma pena que não fossem cantores tão afinados, né?

Um abraço !
James Lima
www.robertocarlos.vai.la

Anônimo disse...

Atualmente, até mesmo os desenhos animados, antes dotados de tanta pureza, teimam em expor personagens violentos (com a desculpa de que a violência está sendo utilizada para o bem).

Daí vc vem e relembra o quanto a nossa infância foi permeada por fantasia, brincadeiras e risadas,com trilhas sonoras criativas e adequadas à juventude.

Beijos!

Anônimo disse...

eu gostava da trilha sonora do filme:Os Saltimbancos Trapalhões