quinta-feira, 12 de março de 2009

As cidades cantadas - 3

Hoje é aniversário de duas das mais importantes cidades do Brasil, de Pernambuco: Recife e Olinda! Recife é a capital pernambucana! Terra de sol, belas praias e paisagens que a tornam uma das capitais mais lindas do país! Numa geografia cortada pelo Rio Capibaribe, é conhecida como Veneza brasileira!

Já foi cantada por diversos artistas sobretudo pernambucanos que amam essa terra como Reginaldo Rossi que afirma em Recife, minha cidade que "Recife tem encantos mils... é um paraíso tropical..." Cauby ama o Recife, o mesmo podemos dizer do rei Roberto e de todos os artistas que aqui cantaram, especialmente alguns que participam dos eventos culturais que a cidade oferece, como o Festival da Seresta, o carnaval ou em novos lançamentos! Chico Science definiu bem essa cidade nas canções A cidade e Da lama ao caos, mesmo sem citar o nome Recife. O mesmo pode ser dito com Pelas ruas que andei de Alceu Valença. Gonzaguinha disse tudo ao afirmar "Belo é o Recife pegando fogo na pisada do maracatu", na canção Festa! E é no frevo que a cidade é mais cantada, sobretudo nos clássicos Evocação nº 1 de Nelson Ferreira e Voltei Recife de Luis Bandeira, a escolhida para homenagear essa grande cidade:

Voltei Recife
(Luis Bandeira)

Voltei, Recife
Foi a saudade que me trouxe pelo braço
Quero ver novamente "Vassoura" na rua abafando
Tomar umas e outras e cair no passo

Cadê "Toureiros"? Cadê "Bola de Ouro"?
As "pás", os "lenhadores"O "Bloco Batutas de São José"?
Quero sentir a embriaguez do frevo que entra na cabeça
Depois toma o corpo e acaba no pé



Olinda foi a primeira capital de Pernambuco e depois cedeu lugar ao Recife. Mas, nem por isso deixou de ser a cidade histórica e o berço do carnaval pernambucano: Suas ladeiras são famosas no mundo todo! Os bonecos de Olinda contam uma história muito peculiar de um povo que ama essa festa e cultiva no frevo suas comemorações! Lenine, outro grande divulgador de nossa cultura pernambucana definiu esse momento festivo da cidade na canção Leão do Norte, no trecho "...Sou a folia que desce lá de Olinda, o homem da meia-noite puxando esse cordão..." (O homem da meia-noite é um dos bonecos mais famosos juntamente com a Mulher do dia). O frevo Elefante é o mais marcante e diz tudo que se poderia dizer dessa terra tão amada por seu povo e por turistas do mundo inteiro:

Elefante
(Clídio Nigro e Clóvis Vieira)

Ao som dos clarins de Momo
O povo aclama com todo ardor
O Elefante exaltando a suas tradições
E também seu esplendor

Olinda esse meu canto
Foi inspirado em teu louvor
Entre confetes e serpentinas
Venho te oferecer com alegria o meu amor

Olinda! Quero cantar a ti esta canção
Teus coqueirais, o teu sol, o teu mar
Faz vibrar meu coração, de amor a sonhar
Em Olinda sem igual, salve o teu carnaval!

Parabéns Recife e Olinda e um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Amigo Everaldo, Recife é de uma beleza impar, cantada em verso e prosa por vários poetas, qualquer dia destes, quem sabe, irei conhecer e desbravar a bela veneza brasileira.
Um grande abraço

Anônimo disse...

Esperava mesmo que vc rendesse homenagens ao Recife, nossa terra, tão querida por aqueles que conhecem a história de lutas que fizeram esta cidade evoluir e se tornar um berço de tradições culturais e revoluções marcantes.
Linda homenagem às duas cidades que alimentaram conflitos passageiros, mas atualmente comemoram juntas as suas grandes conquistas.

Beijos!

James Lima disse...

Rapaz, eu tenho muita vontade de conhecer Recife. Sempre ouvi falar muito bem dessa cidade. Mas além de Recife, queria ir a Olinda, na época do carnaval. Ouvi dizer que é demais !

Valeu, parabéns pela postagem ! Te espero no RCB!

Um Forte Abraço
James Lima
www.robertocarlos.vai.la