terça-feira, 3 de março de 2009

Festa da música tupiniquim...

Gabriel Contino, mais conhecido como Gabriel, o pensador é o mais famoso cantor e compositor de rap da música brasileira. Natural do Rio de Janeiro, dedica-se a criar letras de crítica social e moral, usando o rap como estilo para sua arte.

Cursou Comunicação Social na PUC do Rio e sua primeira composição foi Tô feliz (matei o presidente) em alusão ao recente impeachment do então presidente Fernando Collor. Foi contratado pela Sony, apesar da música ter sido censurada e conseguiu lançar seu primeiro disco em 1993, que continha os hits radiofônicos Lôraburra (que foi tida inicialmente com um preconceito contra as louras, depois entendida como uma alusão às mulheres inteligentes), Retrato de um playboy e Lavagem cerebral. Em 1995 lançou seu segundo álbum, mas não alcançou o mesmo êxito do primeiro.

Foi em 1997, com o disco Quebra-cabeça, que Gabriel alcançou notoriedade com as faixas 2345meia78, Cachimbo da paz e Festa da música (que reunia vários trechos de canções dos mais variados artistas da música brasileira). Outros sucessos seguiram como Tô vazando, Astronauta, Nádegas a declarar, Não dá pra ser feliz, Se liga aí, Até quando, Tem alguém aí, Brasa, Mandei avisar, Cara feia, Palavras repetidas, etc.

Gabriel levantou a bandeira do rap e enfrentou barreiras e preconceitos com esse ritmo, geralmente incompreendido, que denuncia aos quatro cantos os mais variados problemas sociais. Falando a linguagem atual da juventude, consegue apresentar com irreverência e inteligência seu trabalho, divulgando esse estilo musical que muito tem a dizer sobre as camadas mais populares desse país!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

E aí rapaz,passei por aqui pra dar uma olhadinha,nesse que é nosso ensino fundamental da música brasileira,e Gabriel pensador é sem dúvida um cara muito inteligente,umas letras bacanas ....

as loiras vão me matar rsrsr mais eu gosto muito da loira burra um de seus maiores sucessos.

Abraços
Carlos André
Pareinacontramao.zip.net

Anônimo disse...

Mais uma vez: adoro essa variedade apresentada pelo blog! Melhor ainda quando alcança as novas gerações e demonstra que a música brasileira tem muito a oferecer, com terreno fértil para abordagens sociais.
Gabriel é muito inteligente. Com certeza um grande representante da música tupiniquim.

Beijos!