terça-feira, 24 de março de 2009

Os compositores do Brasil - 13

A série Os compositores do Brasil apresenta hoje não um, mas dois dos mais populares compositores desse país: Evaldo Gouveia de Oliveira e Jair Pedrinha de Carvalho Amorim, ou simplesmente Evaldo Gouveia e Jair Amorim, uma das duplas mais românticas, que compuseram boleros e samba-canções inesquecíveis.

Evaldo é natural de Iguatu/CE e foi feirante antes de ingressar na música. Compôs sua primeira canção em 1957 - Deixe que ela se vá, que foi gravada por ninguém mais, ninguém menos que Nelson Gonçalves.

Jair é natural de Santa Leopoldina/ES e foi jornalista e cronista antes de abraçar a carreira musical e antes de formar essa dupla de compositores de sucesso, já havia composto alguns sucessos que obtiveram destaques como as canções Alguém como tu e Conceição, o maior sucesso de Cauby.

Mas, sem sombra de dúvidas para os dois, a carreira musical alcançou o devido êxito com a formação de uma das maiores duplas de compositores desse país, algo que aconteceu em 1958. Já no primeiro dia de contato compuseram Conversa, gravada por Alaíde Costa. Tendo Altemar Dutra como principal intérprete, a dupla emplacou vários sucessos, entre eles Alguém me disse, Tudo de mim, Que queres tu de mim, Somos iguais, Sentimental demais, Brigas, O trovador, Ave Maria dos namorados, Tango pra Teresa, Bloco da solidão, entre outras.

Vários intérpretes já navegaram no oceano dessa maravilhosa dupla, e além dos já citados, temos Moacyr Franco, Agnaldo Rayol, Anísio Silva, Agnaldo Timóteo, Ângela Maria, Wilson Simonal, Jair Rodrigues, Elymar Santos, Chitãozinho e Xororó, Gal Costa, Maria Bethânia, Zizi Possi, Emílio Santiago, Simone, Julio Iglesias, Fagner, Ana Carolina, Fafá de Belém, e tantos outros que apreciam uma grande canção romântica como só eles sabem expressar através de suas letras e melodias românticas!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

feli disse...

Buenas noches....

entre si ser imitada ...me ha gustado ..y seguire entrando..

me gusta tu blog ...

Pd. estais imitados a pasar por el mio ....seguro que os gustara mi musica posta.

Anônimo disse...

Que dupla! Eu conheço grande parte das canções que vc citou, só não sabia quem eram os compositores´. Um pedaço da história desses homens tão talentosos fica agora registrado nas páginas do teu blog. Isso é ótimo!

Beijos!