quinta-feira, 19 de março de 2009

Pela saudade que me invade...

Vicentina Paula de Oliveira, mais conhecida como Dalva de Oliveira foi uma das maiores cantoras de seu tempo. Natural de Rio Claro/SP casou-se com o compositor Herivelto Martins e é mãe do também cantor Peri Ribeiro.

Dalva cantou boleros, o amor sofrido, o chamado dor-de-cotovelo, o mesmo que Maysa é sempre relacionada. Foram muitos sucessos numa época em que imperava no rádio canções desse estilo, tais como: Ave Maria, Atiraste uma pedra, Bandeira branca, Errei sim, Lencinho querido, Kalu, Palhaço, Que será?, Tudo acabado, Valsa da despedida, entre outras.

Dalva partiu em 1972, mas continua sendo lembrada nos trabalhos do Peri Ribeiro e, além dele, Ângela Maria, fã confessa da Dalva, que gravou um disco na década de 90 só com clássicos de seu repertório e que abordarei em breve esse trabalho que reverencia essa que é sem sombra de dúvidas uma das maiores influências para as grandes intérpretes brasileiras, não só da velha guarda, pois Ana Carolina gravou recentemente o clássico Que será, o que comprova sua importância e influência.

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Vinícius Faustini disse...

Seu relacionamento, digamos, conturbado com Herivelto Martins rendeu uma situação fantástica para a Música Popular Brasileira. De um lado, ele escrevia canções dor-de-cotovelo para ela. Do outro, ela se cercava de grandes compositores para dizer duras palavras sobre fim de relacionamento.

Bela voz, estrela Dalva.

Abraços, homem!

Vinícius Faustini

www.diariodeumsalafrario.blogspot.com

www.emocoesrc.blogspot.com

www.otempoeoplacar.blogspot.com

Anônimo disse...

Lembrança muito bonita! Essas vozes que encantaram o Brasil e que ainda inspiram muitos artistas (aqueles que primam não apenas pela quantidade fãs, mas pela qualidade de suas obras).

Beijos!

Anônimo disse...

Dalva de Oliveira era dona duma bela voz e creio que continua ainda a ter grande influência em muitas das actuais divas da música brasileira.

Este blog continua um sucesso na divulgação da boa e variada Música do Brasil.

Parabéns amigo Everaldo.

Um grande abraço

Paula (Portugal)