domingo, 17 de maio de 2009

Juventude Transviada

Com essa letra da canção de Luiz Melodia me questiono como muitos de nossos jovens andam sem orientação. Cada vez mais cedo presenciamos moças grávidas, embriagadas e até drogadas. O mesmo podemos dizer com rapazes que confundem liberdade com excesso.

É claro que não são todos, mas um número muito significativo de pessoas que são esquecidos por seus pais e superiores ou que simplesmente os ignoram. E professores, pais, religiosos são excluídos de seus aprendizados, quando na verdade, deveriam sem focos de atenção e orientação para esses postulantes a revolucionários num mundo cada vez mais desigual! Fica a letra, fica a reflexão...

Juventude Transviada
(Luiz Melodia)

Lava roupa todo dia, que agonia
Na quebrada da soleira, que chovia
Até sonhar de madrugada, uma moça sem mancada
Uma mulher não deve vacilar

Eu entendo a juventude transviada
E o auxílio luxuoso de um pandeiro
Até sonhar de madrugada, uma moça sem mancada
Uma mulher não deve vacilar

Cada cara representa uma mentira
Nascimento, vida e morte, quem diria
Até sonhar de madrugada, uma moça sem mancada
Uma mulher não deve vacilar

Hoje pode transformar,
e o que diria a juventude
Um dia você vai chorar,
vejo clara as fantasias...

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Juliana Moura disse...

Pra mim, essa música fala sobre a dificuldade de se manter firme numa sociedade que tem padrões muito elevados de exigência, sobretudo em relação à mulher. Por isso, o autor afirma que entende a juventude transviada, ou seja, as pessoas que quebram esses padrões e vivem à sua maneira.

Amanda - BH disse...

Concordo com a Juliana Moura. Pela minha interpretação, a música fala muito mais da condição de sobrevivência da mulher na atual sociedade. O título seria muito mais uma pegadinha para não entregar o conteúdo da canção. Basta prestar atenção à letra.