terça-feira, 30 de junho de 2009

Dia do caminhoneiro

Hoje é dia dos caminhoneiros. Não tenho essa profissão, mas é algo muito marcante para mim: meu pai foi caminhoneiro e a primeira canção do Roberto que cantei foi justamente Caminhoneiro, gravada em 1984.

Lembro do rei cantando essa canção naquele especial que assisti na época por causa da Simone do Balão Mágico, de quem era fã. E depois dessa canção, nunca mais deixei de ser fã do Roberto e daí pra frente, todo mundo já sabe. Mas, é interessante pensar que um menino de quatro anos já cantava uma canção longa como aquela e lembrando das estradas, do pai, etc. Sonho ainda em dirigir um caminhão daqueles enormes!

A profissão de caminhoneiro é um paradoxo. De um lado, a saudade de casa, do outro, imagens e um caminho que parece não acabar, luzes à noite, poeira na estrada. Na foto (pescada no blog do Felipe Moura), Roberto no especial de 2004, repetindo a ideia de dirigir um caminhão. E é muito legal saber que tem canções para esses profissionais do asfalto, sobretudo por ser interpretada por um rei:

Caminhoneiro
(Roberto Carlos, Erasmo Carlos e John Hartford)

Todo dia quando eu pego a estrada
Quase sempre é madrugada
E o meu amor aumenta mais

Porque eu penso nela no caminho
Imagino seu carinho
E todo o bem que ela me faz

A saudade então aperta o peito
Ligo o rádio e dou um jeito
De espantar a solidão

Se é de dia eu ando mais veloz
E à noite todos os faróis
Iluminando a escuridão

Eu sei
Tô correndo ao encontro dela
Coração tá disparado, mas eu ando com cuidado
Não me arrisco na banguela

Eu sei
Todo dia nessa estrada
No volante eu penso nela
Já pintei no pára-choque
Um coração e o nome dela

Já rodei o meu país inteiro
Como um bom caminhoneiro
Peguei chuva e cerração

Quando chove o limpador desliza
Vai e vem no parabrisa
E bate igual, meu coração

Doido pelo doce do seu beijo
Olho cheio de desejo
Seu retrato no painel

É no acostamento dos seus braços
Que eu desligo meu cansaço
E me abasteço desse mel

Todo dia quando eu pego a estrada
Quase sempre é madrugada
E o meu amor aumenta mais

Olho o horizonte e vou em frente
Tô com Deus e tô contente
Meu caminho eu sigo em paz

Um forte abraço a todos!

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigo Everaldo

Uma canção fantástica interpretada pelo nosso super-fantástico Roberto Carlos, para comemorar o "dia do caminhoneiro" ("camionista" em português de Portugal - rsrsrsrs...).

Parabéns pela escolha, pelo post e, uma vez mais, por este blog maravilhoso onde aprendemos e descobrimos tanta coisa sobre a "Música do Brasil".

Um grande abraço,

Paula (Portugal)

Argos disse...

Se me permite, junto-me na minha homenagem a todos os caminhoneiros,uma profissão que exige muito!
E claro, Roberto Carlos! Sou fã dele. O RC parece ter uma canção para cada momento da nossa vida!

Abraço

Poseidón disse...

Bom dia Everaldo,

sim e verdade canção fantástica .

recuerdos para tu padre..

Um abraço

Anônimo disse...

Sim, uma bela homenagem feita pelo Roberto e por vc, que até mesmo mencionou o seu pai.
De boas lembranças também são feitas poesias, e foi assim que vc nos apresentou essa letra.

Beijos@

Fabiano Cavalcanti disse...

Batendo meu cartão, bicho. Espero que não tenha dado baixa na minha carteira.

Grande Abraço,

Fabiano Cavalcanti