domingo, 26 de julho de 2009

Nelson Gonçalves Duetos

Uma das grandes vozes brasileiras, Nelson Gonçalves sempre foi generoso com seus colegas e vez por outra, gravou com eles canções memoráveis, algumas delas presentes nessa coletânea: Duetos, lançado em 2006. Antes mesmo desse tipo de projeto se tornar rentável e comum, Nelson já brilhava nessa área, chegando a gravar os discos Nós, Ele e elas Vol. 1 e 2, e Ele e eles, na década de 80.

É o que se pode verificar em Renúncia, fox clássico de seu repertório em dueto com o outro vozeirão Tim Maia. Maria Bethânia, clássico de Capiba na voz do Nelson, fez Caetano não só apontar esse nome à sua maninha, mas também participar dessa releitura histórica junto com o ídolo. Isso mesmo! Nelson é um ídolo para esses colegas, é o que afirma Alcione, que participa da faixa Louco. Fagner diz o mesmo quando empresta sua composição e voz em Mucuripe. E a própria Maria Bethânia aparece em Caminhemos, clássico da obra do Nelson.

Inusitado é Nelson e Gonzagão cantando Asa branca, clássico do rei do baião, e eles deixando claro, na conversa animada que apresentam no final da faixa, que ingressaram na mesma gravadora praticamente juntos. Outros fãs aparecem na sequência, como Chico Buarque em Valsinha, Martinho da Vila em Lembranças, Gal Costa em Dos meus braços tu não sairás e Zizi Possi em Castigo.

Nana Caymmi é recrutada para interpretar um medley do eterno Caymmi em Não tem solução, Só louco e Nem eu. Linda e clássica é a interpretação de O negócio é amar com Fafá de Belém. A coletânea chega ao fim em Perfídia, com Montserrat e Nunca, em dueto póstumo com Ivo Pessoa. Nelson teve outros duetos memoráveis com esses e outros artistas que não dão pra reunir em uma única coletânea. Entretanto, a música brasileira e o público que aprecia esse tipo de projeto e curte a voz inconfundível e memorável do Nelson aplaude esse lançamento e torce para que venham outros que perpetuem ainda mais seu trabalho!

Um forte abraço a todos!

4 comentários:

Argos disse...

Olá

Aqui é sempre a aprender!
Não conhecia Nelson Gonçalves.

Muito obrigado por toda esta divulgação da musica do brasil.
Tenho recomendado este blog

Abraço

James Lima disse...

Bicho, eu gosto muito do Nelson, e o dueto dele com o Gonzagão em "Asa Branca" é o meu preferido. Muito bom mesmo !

"Oh, Nelson ! Cabra de Pernambuco não mente a idade", uma coisa assim.

"Oh, Luís... Eu sou é macho!" kkkk

Eu gosto demais do Nelson mesmo, ouço muito, e os duetos dele também são demais.

Um Forte Abraço
James Lima
http://robertocarlosbraga.blogspot.com

Márcia Tristão-Bennett disse...

Qeurido Everaldo:

Que materia linda e muito informativa!!! Adoro este tipo de materia - onde se aprende muita coisa boa!!

Parabens pelas suas pesquisas! Como sempre falo, este blog aqui eh muito interessante!

Abracos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Esse trabalho é realmente lindo e memorável! Muitos jovens, quando imaginam a figura de Nelson Gonçalves, o associam a um artista muito antigo, que ficou no passado!
Mas está aí um trabalho que prova a sua atualidade e a sua criatividade, dividindo o seu espaço com outros artistas inesquecíveis.

Beijos!