quinta-feira, 16 de julho de 2009

Viola, minha viola

Uma das mais marcantes cantoras do país, talvez a maior no estilo sertanejo: Ignez Magdalena Aranha de Lima, ou simplesmente Inezita Barroso, como é conhecida entre o público brasileiro. Natural de São Paulo, desde os sete anos já cantava e tocava violão. Mais tarde, estudou piano e conseguiu gravar seu primeiro disco em meados dos anos 50, emplacando sucessos como Ronda e Moda de pinga.

Com mais de cinquenta anos de carreira e oitenta discos lançados, Inezita apresenta há quase trinta anos o programa Viola minha viola, na TV Cultura, onde abre espaço para a autêntica música caipira, apresentando artistas pouco conhecidos na mídia. Além de cantar e apresentar, Inezita também é atriz e professora de folclore.

Com um repertório que exalta a música raiz do interior do Brasil, Inezita já emplacou sucessos como Marvada pinga, Rio de lágrimas, Meu limão meu limoeiro, Menino da porteira, Viola enluarada, Maringá, Tristeza do Jeca, Adeus Minas Gerais, Lampião de gás, Viola quebrada, Viola minha viola entre outras. É, sem sombra de dúvidas, uma das mais expressivas artistas e sua voz, um patrimônio nacional!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: