domingo, 16 de agosto de 2009

As cidades cantadas - 7

E a série As cidades cantadas volta hoje para homenagear mais uma representante nordestina: a aniversariante do dia, Teresina/PI. Confesso que quando iniciei essa série, algumas cidades e homenagens me vieram à mente, mas Teresina não foi uma delas e isso porque conhecia pouco sobre essa belíssima capital. Mas, eu apenas esquecera que o James me daria a dica. O James, ou melhor, Zé Jeimis como o chamo, é um garoto esperto criador do site RCBraga, presente em meus favoritos, ao lado! O site tem sido campeão na divulgação dos passos e da obra do rei!

Teresina é cantada no repertório de Gonzaga, De Teresina a São Luiz, numa belíssima viagem realizada pelo rei do baião! Mas, é imortalizada na canção do Caetano, Cajuína! Não conheço pessoalmente, mas pelas fotos que encontrei trata-se de uma belíssima cidade do Nordeste brasileiro! Então Zé Jeimis, eis aqui sua cidade, sua Cajuína e nossa singela homenagem a você também, ilustre morador e amigo nosso sempre!

Cajuína
(Caetano Veloso)

Existirmos: a que será que se destina?
Pois quando tu me deste a rosa pequenina
Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina
Do menino infeliz não se nos ilumina

Tampouco turva-se a lágrima nordestina
Apenas a matéria vida era tão fina
E éramos olharmo-nos intacta retina
A cajuína cristalina em Teresina

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigo Everaldo

Desta vez trata-se de Teresina, a cidade do meu afilhado "Mascote" que, se ler este comentário, deverá lembrar-se que ainda tem uma madrinha a quem nunca escreve nem dá notícias!...

Bem, desculpe o áparte, mas tive de aproveitar a ocasião!...

Não conheço esta canção de Caetano mas fico agora interessada, graças a si, em conhecê-la. Quanto a Teresina, pelo que tenho visto de imagens parece-me uma bonita cidade.

Um grande abraço amigo

Paula (Portugal)

Anônimo disse...

Eu já havia lido esse post e achei uma linda homenagem. À Teresina e ao seu amigo.
O ritmo tranquilo dessa música de Caetano consegue disfarçar bem o seu conteúdo mais profundo.

Beijos!