sábado, 8 de agosto de 2009

Coração do agreste

Essa canção é uma das que mais emociona qualquer pessoa natural do interior, como é o meu caso. Não dá pra não lembrar de Limoeiro/PE, minha terra natal, quando ouço Fafá interpretar essa belíssima poesia! Já expressei esse amor por minha terra na série as cidades cantadas em 06/04.

Coração do agreste fez sucesso na trilha sonora de uma das mais belas novelas brasileiras: Tieta do Agreste, adaptação da obra do grande Jorge Amado. E que saudade de grandes novelas assim, onde os temas casavam direitinho com a história e com a paisagem apresentada na novela. Essa canção aborda a volta de um personagem a seu interior, com suas paixões, mágoas e ilusões! Conta com a interpretação fantástica da Fafá de Belém! Na foto, Bonito, cidadezinha do interior de Pernambuco!

Coração do agreste
(Moacyr Luz e Aldir Blanc)

Regressar é reunir dois lados
À dor do dia de partir
Com seus fios enredados
Na alegria de sentir

Que a velha mágoa
É moça temporã
Seu belo noivo é o amanhã

Eu voltei pra juntar pedaços
De tanta coisa que passei
Da infância abriu-se o laço
Nas mãos do homem que eu amei

O anzol dessa paixão me machucou
Hoje sou peixe
E sou meu próprio pescador

E eu voltei no curso
Revi o meu percurso
Me perdi no leste

E a alma renasceu
Com flores de algodão
No coração do agreste

Quando eu morava aqui
Olhava o mar azul
No afã de ir e vir

Ah! Fiz de uma saudade
A felicidade
Pra voltar aqui

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

Anônimo disse...

Linda lembrança (da terra natal, de Jorge Amado e de uma obra tão tocante e sensível quanto Tieta do Agreste).
Muitas vezes me pergunto se algum escritor conseguiu desvendar tão bem os mistérios do universo feminino. As personagens de Jorge Amado parecem ser descritas e contadas por uma mulher, tão grande a sua sensibilidade.
A música, sem dúvidas, é compatível com a saudade (que ao mesmo tempo é mágoa) expressa nos olhos de Tieta.

Beijos!

C. Marley disse...

Nobre colega Everaldo,

As cidades do interior na sua simplicidade são grandes na amizade das pessoas, na beleza das praças, ruas e casas. Os passeios e encontros na praça da Matriz, os banhos nos rios e lagoas, os animais vivendo livremente, a natureza ainda preservada. Por tudo isso e muito mais esse coração agreste é um coração sadio.

Valeu!

ADEMAR AMANCIO disse...

Valeu.