domingo, 2 de agosto de 2009

Luiz eterno Gonzaga!!!

Há exatos 20 anos atrás, Luiz Gonzaga partia para a eternidade! Olha pro céu meu amor, vê como ele tá lindo! E essa frase é sentida em todos os momentos desses 20 anos e será sempre, pois Gonzaga tornou-se aquele artista eterno em nossa história musical há muitos anos atrás! Ninguém cantou o Nordeste, sua terra, seus sentimentos, as tristes partidas e as voltas alegres, personagens e folclore, muitos Gonzagas! São modestas as homenagens prestadas diante de imensa contribuição! Gonzaga foi o porta-voz do Sertão, cantou essa paisagem para o mundo com seus valores!

O candeeiro se apagou, o sanfoneiro cochilou, a sanfona não parou e o forró continuou. Podemos resumir tudo com esse trecho de um de seus clássicos! Mas, outros clássicos dizem mais. Saudade, meu remédio é cantar! E como ele cantava a saudade como ninguém: Ai que saudades tenho, eu vou voltar pro meu sertão! Lá eu sou boiadeiro, vaqueiro, sou viajante!

E os amores heins? Nem se despediu de mim, chegou contando as horas... é que ela só quer, só pensa em namorar... Todo tempo o quanto houver pra mim é pouco pra dançar com meu benzinho numa sala de reboco e se a chuva não atrapalhar meus planos, vou casar no fim do ano! Luiz, respeita Januário e Pensa n´eu vez em quando... Minha vida é andar por esse país pra ver se um dia, descanso feliz! Densacansa Luiz, quem sabe no Riacho do navio que se esconde entre as nuvens!

Gonzaga teve uma importância imensa também em minha vida! Meu avô, quando jovem, era flautista e tocava em uma bandinha local! Com seu irmão, entre outros integrantes, desfilavam os sucessos de Gonzaga! Ainda pequeno, presenciei os dois tocando em casa mesmo e essa lembrança é uma das maiores saudades e também certezas de que Gonzaga é eterno porque onde se ouvir uma simples nota ou acorde de sanfona por aí, sabemos que tem algo de Luiz Gonzaga presente!

Um forte abraço a todos!

3 comentários:

C. Marley disse...

Nobre colega Everaldo,

Parabéns pelo belo registro para essa outra majestade, o rei do baião. O Nordeste do Brasil, em especial, hoje, reverencia o grande Gonzagão.

O Jornal Diário do Nordeste traz na edição de hoje, uma merecida homenagem a esse símbolo do Nordeste. Segue abaixo o link da reportagem.

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=658818

Segue abaixo a minha homenagem na composição de Benito Di Paula

Sanfona Branca - Benito Di Paula

Aquela sanfona branca
Aquele chapéu de couro
É quem meu povo proclama
Luiz Gonzaga é de ouro
Aquele tom nordestino
A voz sai do coração
É ele o rei do baião, é Luiz
É cantador do sertão
É filho de Januário
É quem canta o Juazeiro
É festa, é povo, Luiz alegria
Luiz Gonzaga é poesia

Aquela sanfona branca
Aquele chapéu de couro
É quem meu povo proclama
Luiz Gonzaga é de ouro
Aquele tom nordestino
A voz sai do coração
É ele o rei do baião, é Luiz
É cantador do sertão
É filho de Januário
É quem canta o Juazeiro
É festa, é povo, Luiz alegria
Luiz Gonzaga é poesia

Um grande abraço

Anônimo disse...

Linda homenagem, assim como é belíssima a canção que foi postada acima.

Gonzagão, assim como Pernambuco, é imortal!

Beijos!

Anônimo disse...

Luiz Gonzaga será sempre um verdadeiro gênio de nossa música brasileira.

Boa semana amigo.

Bjs.