domingo, 23 de agosto de 2009

Roberto Carlos 2005

Em 2005 Roberto Carlos lançou um de seus trabalhos mais ecléticos. O projeto surgiu ainda em meados de 2000, quando o rei pensou em gravar um cd todo com repertório neo-sertanejo. Ano a ano decidia retomar e sempre adiava, até que em 2005 emplacou, com algumas reformulações e resultou nesse belíssimo disco.

Roberto resgatou Promessa que ficou bárbara! Uma de suas antigas composições com Erasmo que nunca havia gravado, corrigiu isso e deu uma belíssima interpretação. O mesmo pode-se dizer de A volta, que fez parte da trilha sonora da novela América, da Rede Globo e mais que isso, tornou-se um clássico na obra do rei. No disco amor sem limite, Roberto gravou uma canção que a reformulou, apresentando nesse projeto com solos e frases distintas da outra versão.

Roberto também realizou um antigo sonho da dupla Chitãozinho e Xororó gravando um dueto com eles na guarânia Arrasta uma cadeira. Também intimou Dominguinhos e sua sanfona para dar uma versão mais "saloon" para o Baile da fazenda, sucesso de 1998. Uma das releituras mais lindas desse projeto está em Coração sertanejo em que o rei tem dá uma suave interpretação a esse belíssimo clássico sertanejo. Outro clássico resgatado por sua majestade foi Índia, também tema de novela, Alma gêmea. Roberto foi fundo na interiorização do país, buscando suas raízes e dando uma versão bem country para Meu pequeno cachoeiro. E para encerrar, o rei do rock, também adepto a countrys, Elvis aparece na releitura de Loving you.

Esse foi um disco em que muitas canções foram cogitadas e algumas, de repente o rei nem sequer as gravou! Só pra citar algumas, "teríamos" Pense em mim, É o amor, Evidências, Não aprendi dizer adeus, Meu grito, Todas as manhãs, Caminhoneiro, entre outras que foram cogitadas para esse disco que veio apenas com nove canções, mas que serviu para o rei mostrar porque plantou em fãs, como esse que vos escreve, a ideia lúcida de que apreciar a música neo-sertaneja não é nenhuma falta de bom senso e, acima de preconceito e discriminações, mostrou através de gravações com levadas sertanejas que também é rei nesse e em todos os ritmos! O que justifica sua bem sucedida participação hoje na Festa de Barretos, Roberto ensina a todos porque é rei, pois está acima de qualquer julgamento e sabe mostrar seu bom gosto sempre com sua elegância ímpar!

Um forte abraço a todos!

6 comentários:

James Lima disse...

Cara, esse disco é foda !

Um dos melhores discos da carreira do Roberto Carlos !

Eu lembro que, quando ele saiu, a primeira vez que ouvi fiquei boquiaberto ao ouvir "Meu Pequeno Cachoeiro", porque ficou muito, muito, muito diferente das versão original.

Um Forte Abraço
James Lima
www.robertocarlosbraga.com.br

Anônimo disse...

São excelentes as músicas que vc menciona, com letras belíssimas. Com certeza, ele sabe o tom, em qualquer ritmo.

Bjs e ótimo domingo.

Fabiano Cavalcanti disse...

Dessa vez eu não ia comentar o post destinado a RC, porque é sempre muito óbvio. Saí do site... e voltei. Caso não deixasse pelo menos esse registro, não conseguiria terminar de trabalhar.

Valeu.

Fabiano Cavalcanti

Fabiano Cavalcanti disse...

Voltei... bicho, qual a sua posição para aqueles que criticam esse disco?

Fabiano Cavalcanti

Everaldo Farias disse...

Fabiano,

Eu gosto do disco, como o descrevo no texto acima! Pra quem não gosta de sertanejo, não há como negar que a faixa Coração Sertanejo ficou bárbara! As regravações, ficaram, ao menos diferentes, digamos assim!
Claro que cada um tem um ponto de vista, mas é inegável que o rei nesse trabalho mostra uma divisão de voz perfeita, sua versatilidade e uma intimidade com o estilo sertanejo invejável (que ele mesmo ajudou com suas influências) e, temos ainda sua reverência a Elvis, com Loving you!

Gosto da regravação de Meu pequeno Cachoeiro, sobretudo por dar um clima ainda mais interior a faixa, que lembra sua terra natal! Não sou de comparar, mas prefiro esta a gravação de 70!

Um forte abraço a todos!

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!