quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Você vai entender a força de um pensamento...

Na música brasileira encontramos todos os ritmos e todas as influências. O reggae, vez por outra explorado por Gilberto Gil tem na banda Cidade Negra um de seus maiores afluentes nacionais. Formada no início dos anos 80 por Toni Garrido (voz), Bino (baixo), Da Gama (guitarra) e Lazão (percussão), a banda é classificada como pop, embora vá do reggae de Bob Marley até o soul de Tim Maia entre diversas influências.

O primeiro disco da banda só veio em 1991 com Lute para viver, já com a participação de Jimmy Cliff e ainda com o vocalista Rás Bernardo que, em seguida deixou a banda sendo substituído por Toni, que ao entrar deixou a banda mais pop e emplacou o primeiro sucesso Onde você mora. Vários sucessos emplacados na música brasileira como Sábado à noite, Firmamento, Girassol, O Erê, Pensamento, Perto de Deus, A cor do sol, A estrada, Onde você mora?, etc.

Atualmente a banda conta com Alexandre Massau, que ficou no lugar de Toni Garrido quando este saiu para seguir carreira solo em 2008. Em 2002 foi lançado o Acústico mtv e em 2008 o Perfil do grupo, ambos com grande vendagem. Na foto acima, a clássica formação do grupo com o Toni que segue carreira solo com seu sempre sucesso, e o mesmo pode-se dizer da banda Cidade Negra com o atual vocalista Alexandre!

Um forte abraço a todos

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu não fazia idéia de que Toni Garrido não estava mais no "Cidade Negra". Pra mim, é uma verdadeira lástima, porque gosto demais. O som, a mistura, o ritmo e a harmonia de suas canções são muito agradáveis de se ouvir.
Vc falou sobre o quanto o grupo é eclético e isso é notável, além de criativo. Muito bom!

Beijos!