quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Só faz o que manda o seu coração...

Vamos viajar no tempo, mais precisamente à era do rádio e das marchinhas carnavalescas de Emília Savana da Silva Borba, ou simplesmente Emilinha Borba. Natural do Rio de Janeiro, Emilinha foi uma das maiores cantoras do seu tempo. Aos 14 anos já frequentava e vencia os programas de calouros. Sua primeira gravação em discos aconteceu em 1939 com a marchinha Pirulito.

Daí em diante, abraçou grandes êxitos em programas de rádio, filmes e vários discos e sucessos. Em 1949 gravou um de seus maiores sucessos: Chiquita bacana. Também nesse ano, iniciou-se uma das mais comentadas "rivalidades" da música brasileira, entre Emilinha e Marlene, outro grande nome do rádio nacional. Tido apenas como disputa entre fãs-clubes, no ano seguinte as duas gravaram os duetos Eu já vi tudo, Casca de arroz e A bandinha do Irajá.

Outros sucessos de Emilinha foram Paraíba, Baião de dois, Vai com jeito, Escandalosa, Se queres saber, Benzinho, Dez anos, Pó de mico, Tomara que chova, entre outras que comprovavam seu namoro com outros estilos musicais além das marchinhas. Emilinha também foi tida como a "preferida da Marinha", além de ser musa inspiradora de artistas como Roberto Carlos, Caetano Veloso e Clara Nunes. Foi ao andar de cima em 2005, um grande nome não apenas da era dos rádios, mas da memória da música brasileira!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho muito legal que o blog migre entre estilos diversos, representando bem a riqueza cultural do nosso país.
A marcha carnavalesca constitui um verdadeiro patrimônio musical brasileiro, até mesmo Chiquinha Gonzaga adentrou esse estilo.
Aliás, ainda espero que vc fale mais detalhadamente sobre ela por aqui.

Beijos!

C. Marley disse...

Nobre colega Everaldo,

Bela lembrança. Emilinha e Marlene, foram grandes estrelas dessa era. A musica popular brasileira deve muito a esses artistas.

Um grande abraço