quinta-feira, 12 de novembro de 2009

As cidades cantadas - 9

Ontem foi aniversário da cidade de Cachoeiro de Itapemirim e hoje prestamos nossa homenagem a essa cidade do interior do Espírito Santo, com nossa série As cidades cantadas. Cachoeiro é como toda cidade provinciana, com a pracinha, a igrejinha, Estação ferroviária, relevo marcado por serras e cortada pelo rio Itapemirim e é conhecida nacionalmente como a terra do rei Roberto Carlos. Mas, Cachoeiro também abriga a origem do escritor Rubem Braga, a bailarina Luz Del Fuego e os cantores Sérgio e Raul Sampaio.

E é do Raul Sampaio, na voz do rei Roberto Carlos, a canção que retrata toda geografia da cidade, além da saudade que os filhos ilustres expressam enquanto estão distantes. Meu pequeno Cachoeiro teve sua gravação original em 1970, obtendo regravação em 2005, numa versão mais raiz:

Meu pequeno Cachoeiro
(Raul Sampaio)

Eu passo a vida recordando
de tudo quanto aí deixei
Cachoeiro, Cachoeiro
vim ao Rio de Janeiro
p'ra voltar e não voltei!

Mas te confesso na saudade
as dores que arranjei pra mim
pois todo o pranto destas mágoas
ainda irei juntar nas águas
do teu Itapemirim

Meu pequeno Cachoeiro
vivo só pensando em ti
ai que saudade dessas terras
entre as serras
doce terra onde eu nascí!

Recordo a casa onde eu morava
o muro alto, o laranjal
meu flamboyant na primavera
que bonito que ele era
dando sombra no quintal

A minha escola, a minha rua
os meus primeiros madrigais
ai como o pensamento voa
ao lembrar a Terra boa
coisas que não voltam mais!

Meu pequeno Cachoeiro
vivo só pensando em ti
ai que saudade dessas terras
entre as serras
doce terra onde eu nascí

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Belo post!

Deixo aqui um pequeno poema de Rubem Braga, que se refere carinhosamente à sua cidade:

“Sempre tenho confiança de que não
serei maltratado na porta do céu,
e mesmo que São Pedro tenha ordem
para não me deixar entrar,
ele ficará indeciso
quando eu lhe disser em voz baixa:

Eu sou lá de Cachoeiro...”


Beijos!