quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Os Músicos do Brasil - 3

Grande nome da Bossa Nova e um dos maiores violonistas brasileiros, além de extraordinário compositor. Assim é Baden Powell de Aquino, natural de Itaperuna/RJ. Filho de violonista, apesar de canhoto, tocava o instrumento como destro, o explorando de forma única, desde os oito anos de idade.

Iniciou sua carreira musical aos 15 anos e com a autorização do Juizado de Menores, tocava na noite carioca. Acompanhou diversos artistas como Ângela Maria, Silvinha Telles, Maysa, Claudette Soares, Elis Regina, Elizeth Cardoso, entre outros. Como compositor, sua primeira canção foi Samba triste, em parceria com Billy Blanco, gravada em 1959 por Lúcio Alves.

A parceria com Vinícius foi das mais sólidas e entre suas composições com este e com outros grandes parceiros, podemos citar Apelo, Samba da bênção, A volta, Lapinha, Quaquaraquaquá, entre outras também em parcerias com Paulo César Pinheiro, outro grande compositor com quem dividiu canções. Baden foi ao andar de cima em 2000, mas continua presente na memória do país como um dos maiores e mais representativos músicos que o Brasil possui!

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Qual delas? disse...

Baden nasceu no município de "Varre-sai", próximo a Iteperuna.

Everaldo Farias disse...

Prezado Renato,

Muito grato por sua participação e correção nesse post dedicado ao Baden!

Um forte abraço a todos!