quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Um brinde à Música Brasileira!!!

Mais uma vez, requisitei meu amigo Vinícius Faustini, esse grande jornalista, para um bate-papo, dessa vez sobre o Blog Música do Brasil, que recentemente completou dois anos, sempre me proporcionando um trabalho prazeroso. Deixo para vocês como o último post do ano, sempre na esperança que apreciem e que possamos contar com sua visita, sua contribuição e parceria, para que juntos, continuemos em 2010 a falar sobre esse tema que é nossa paixão:  Um brinde à Música Brasileira.

A entrevista:

Vinícius Faustini - Everaldo, o Música do Brasil chega ao seu segundo ano de existência. Você acha que ele conseguiu abranger todos os cantos do país?

Everaldo Farias - Vinícius, não sei se ele abrangeu todos os cantos do país, mas procurei falar sobre vários músicos de todos os lugares desse país e sobre seus trabalhos, sem qualquer discriminação e creio que, pelos números que ele apresenta (quase 500 postagens e pouco mais de 100 mil acessos) posso dizer que se mostra como um êxito pessoal e fico muito satisfeito com seus resultados.

Vinícius Faustini - Hoje as páginas eletrônicas especializadas e as revistas costumam colocar em evidência somente artistas que estão em nível nacional. Você acredita que o regionalismo pode ser uma boa alternativa na música divulgada em outros meios, como a Internet e páginas de relacionamentos?

Everaldo Farias - Eu acredito que podemos falar de todos os artistas de forma interligada. As influências atravessam regiões geográficas. Você fala de um Luiz Gonzaga por exemplo e todo o país o conhece. A internet, as mídias de um modo geral servem para estreitar essas distâncias geográficas e também a cultura entre os povos, transformando o país no ecletismo rico que é, além de divulgar o trabalho de novos artistas locais.

Vinícius Faustini - Falar em ecletismo, um artista que passou por várias formas da Música Popular Brasileira completou 50 anos de carreira em 2009: ROBERTO CARLOS. Ele e suas canções são postados constantemente no Música do Brasil. Pra você, Roberto é o símbolo do povo brasileiro em letra e melodia?

Everaldo Farias - O Roberto é o que melhor representa os bons sentimentos desse país e isso há cinquenta anos. Um recorde, o maior artista da música brasileira de todos os tempos. Aliás, o Blog nada mais é que uma simples homenagem a isso. E tudo resumo quando digo que ali está o que aprendi com o Roberto! Foi ele, com seu ecletismo e gosto popular que me ensinou a cultuar desde Chico Buarque e João Gilberto até Adilson Ramos e Nando Cordel, na mesma proporção de admiração e respeito. Em todos encontro um pouquinho de Roberto Carlos, que conclui recentemente que é o meu papai noel que todo ano vem de azul para me trazer a felicidade musical no Natal.

Vinícius Faustini - O gosto popular, aliás, foi alvo de algumas críticas nestes dois anos do Música do Brasil, com o alvo direcionado a artistas sertanejos. Você acredita que suas postagens ajudaram a evidenciar um preconceito?

Everaldo Farias - Com certeza e isso é muito triste. Não acho que devamos gostar de tudo. Nem todos os artistas que comento sou apreciador de seu trabalho. Mas, por suas contribuições, merecem nosso respeito! Tem gente que gosta! E um artista, por representar determinado gênero não pode ser considerado menor apenas porque não condiz com meu gosto pessoal ou apresenta um trabalho ao qual não aprecio , pois isso acaba gerando constrangimento em pessoas inocentes, em fãs desses artistas! Acho até uma desumanidade por parte de alguns quando apresentam elevadas críticas desnecessárias, afinal de contas, por trás do artista há também o ser humano que merece respeito, pois assim Deus nos ensinou! Mas, isso tem representado fatos menores e raros atualmente, graças a Deus!

Vinícius Faustini - Além de cantores e músicos, o Música do Brasil tem dedicado espaço aos compositores brasileiros. O que você descobriu ao resgatar os grandes letristas do país?

Everaldo Farias - Que não temos conhecimentos desses artistas valiosos. Tem uns por exemplo, que já compuseram mais de trezentos sucessos e mesmo assim vivem no anonimato. Acho isso injusto e tento, de minha forma, divulgar um pouco e geralmente os comentários são sempre os mesmos: conhecia essas músicas mas, não sabia de quem era!

Vinícius Faustini - Atualmente, você tem destacado também instrumentistas em suas postagens. Isto se deve à aproximação com a música do maestro Eduardo Lages?

Everaldo Farias - Pelos dois motivos: o primeiro, pela falta de divulgação dos nossos grandes músicos brasileiros, que não devem nada aos estrangeiros, e também por ser apreciador do trabalho do maior maestro desse país, a elegância em forma musical Eduardo Lages, com quem aprendi muita coisa, não apenas com o extraordinário artista, mas também com o exemplo de ser humano que ele é.

Vinícius Faustini - Cantores, instrumentistas, compositores... Qual destes artistas brasileiros ainda merecem ser explorados pelas postagens do Música do Brasil?

Everaldo Farias - Todos, seus cds, seus dvds, suas canções, curiosidades, etc. Tenho o objetivo de fazer algo que seja referência para se conhecer o que de melhor temos: a riquíssima e eclética musica brasileira. Já falei de muita gente e tem muita gente ainda na fila. Gente que fez, gente que faz e que não tem espaço na mídia.

Vinícius Faustini - Quais joias da riquíssima Música Popular Brasileira merecem ser lapidadas em seu blogue?

Everaldo Farias - Os artistas que mais aprecio, que tenho mais cds e dvds estão em mais evidência, aparecem em mais postagens, Mas, tem espaço para todos, antigos e novos, todos os ritmos. Por aqui desfila a música brasileira e a história desta.

Vinícius Faustini - Nesta sua pesquisa por todos os ritmos brasileiros, você se pegou surpreendido com algum artista ou alguma canção? Digo de você ter uma ideia pré-concebida sobre determinado ícone da nossa música e mudar de opinião depois de conhecer detalhadamente sua obra.

Everaldo Farias - Os mais antigos, conheço pouco, digo os de antes da década de 50. E geralmente aprendo com tudo que pesquiso. Conheci melhor muita gente e tive a oportunidade de deixar minhas impressões sobre outros momentos, como por exemplo quando assisti a um show da Elba Ramalho lá em Limoeiro. Pensei que ela chegaria, cantaria pouco e iria embora, mas me surpreendeu sendo muito profissional e fez um belíssimo show. Os shows do Roberto, meu encontro com o Eduardo Lages, o projeto que iniciei esse ano cantando em Institutos de idosos, tudo isso foi interessante e emocionante de relatar e compartilhar com os amigos que são generosos em seus comentários.

Vinícius Faustini - Artistas, séries sobre discos, letras, compositores, músicos... Há alguma nova série musical prevista para a sequência do Música do Brasil?

Everaldo Farias - Bom, ainda quero falar sobre programas e shows que passaram sobre os nossos grandes nomes. Quero também abordar os encontros de nossos ídolos, quando as estrelas se encontram, seja em discos, shows, composições, etc. E vez por outra pinta alguma ideia de nova série, porque música é sempre um tema muito inspirador pra todos.

Vinícius Faustini - Certamente, novos presentes para os leitores do Música do Brasil. O terceiro ano do seu blogue promete!

Everaldo Farias - Vinícius, quero agradecer mais uma vez a honra que você me concede ao realizar esse trabalho comigo. Quero desejar a todos uma ótima passagem de ano e que 2010 seja um tempo repleto de saúde, paz, amor e muita música em nosso coração!

Um forte abraço e Feliz 2010 a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou testemunha de que todos os seus objetivos e pretensões em relação ao blog são sinceros. Parabéns por defender (virtualmente e pessoalmente) todas as suas ideias e aspirações.

A entrevista ficou muito legal, com perguntas e respostas em perfeita sintonia. Se vc aprendeu muito com o blog, nós também aprendemos bastante com a sua determinação, compromisso e cultura.

Que em 2010 continuemos a declarar, uníssonos, nosso amor pelo próximo, pela vida e pela música brasileira.

Beijos!