quinta-feira, 30 de julho de 2009

Se um veleiro repousasse na palma da minha mão...

Esse é Jessé Florentino Santos ou simplesmente Jessé. Desconhecido da atual geração, Jessé tornou-se "a voz" dos anos 80, quando venceu o Festival MPB Shell da Rede Globo com seu clássico Porto solidão. Natural de Niterói, foi criado em Brasília e cantou como cronner em boates, apenas se firmando como grande voz após essa interpretação inesquecível, hoje revivida por uma legião de fãs e intérpretes que cultuam seu trabalho.

Com uma voz potente, Jessé gravou doze discos que o tornaram inesquecível em sucessos como A deusa da minha rua, A noite do meu bem, América, Chão de estrelas, Farsante, Gaivota dourada, Eu te amo, Nos bailes da vida, Romaria, Luzes da Ribalta, Retrato em branco e preto, Coração de estudante, Maria Maria, O ilusionista, entre outras.

Jessé nos deixou em 1993, mas seu trabalho continua sendo divulgado e cantado por vários artistas com vozeirão que se arriscam a cantar a dificílima Porto solidão, que teve sua interpretação definitiva com Jessé ou que, de repente, tem nele sua principal inspiração artística!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 28 de julho de 2009

Feche os olhos e sinta...

A Jovem Guarda trouxe grandes bandas ao cenário musical brasileiro. E a influência dessas pode ser sentida pelas novas gerações. É o caso da banda Renato e seus blue caps, considerada a Beatles brasileira, por fazerem várias versões do grupo de Londres, além de apresentarem o mesmo estilo, se caracterizando como uma das bandas mais antigas na ativa. Seus integrantes já participaram de vários discos de outros artistas como o lendário Roberto Carlos em ritmo de aventura, só pra citar um!

Formada inicialmente pelos irmãos Renato, Edson e Paulo César Barros. Já nos anos 60, Edson saiu do grupo e seguiu carreira solo como Ed Wilson, sendo substituído pelo tremendão Erasmo Carlos, que teve carreira breve no grupo. Do início, apenas Renato ainda permanece na banda que também conta com Cid Chaves, Amadeu Signorelli, Darcy Velasco e Gelson Moraes Jr. Outro artista que também passou pela banda foi Michael Sullivan, na década de 70. E de uma coisa é certa: a banda é dona de grandes e inesquecíveis sucessos como é o caso de Menina linda, Até o fim, Escândalo, 365 dias, A primeira lágrima, Como num sonho, Feche os olhos, Meu bem não me quer, Não te esquecerei, Quando a cidade dorme, Se você soubesse, entre outras.

Embora a banda só tenha espaço na mídia em época de comemorações pela Jovem Guarda ou nos especiais dedicados a esse movimento, Renato e seus blue caps seguem país afora animando seu público fiel que os acompanham em vários shows sempre com a mesma alegria que suas canções transmitem a várias gerações!

Um forte abraço a todos!

domingo, 26 de julho de 2009

Nelson Gonçalves Duetos

Uma das grandes vozes brasileiras, Nelson Gonçalves sempre foi generoso com seus colegas e vez por outra, gravou com eles canções memoráveis, algumas delas presentes nessa coletânea: Duetos, lançado em 2006. Antes mesmo desse tipo de projeto se tornar rentável e comum, Nelson já brilhava nessa área, chegando a gravar os discos Nós, Ele e elas Vol. 1 e 2, e Ele e eles, na década de 80.

É o que se pode verificar em Renúncia, fox clássico de seu repertório em dueto com o outro vozeirão Tim Maia. Maria Bethânia, clássico de Capiba na voz do Nelson, fez Caetano não só apontar esse nome à sua maninha, mas também participar dessa releitura histórica junto com o ídolo. Isso mesmo! Nelson é um ídolo para esses colegas, é o que afirma Alcione, que participa da faixa Louco. Fagner diz o mesmo quando empresta sua composição e voz em Mucuripe. E a própria Maria Bethânia aparece em Caminhemos, clássico da obra do Nelson.

Inusitado é Nelson e Gonzagão cantando Asa branca, clássico do rei do baião, e eles deixando claro, na conversa animada que apresentam no final da faixa, que ingressaram na mesma gravadora praticamente juntos. Outros fãs aparecem na sequência, como Chico Buarque em Valsinha, Martinho da Vila em Lembranças, Gal Costa em Dos meus braços tu não sairás e Zizi Possi em Castigo.

Nana Caymmi é recrutada para interpretar um medley do eterno Caymmi em Não tem solução, Só louco e Nem eu. Linda e clássica é a interpretação de O negócio é amar com Fafá de Belém. A coletânea chega ao fim em Perfídia, com Montserrat e Nunca, em dueto póstumo com Ivo Pessoa. Nelson teve outros duetos memoráveis com esses e outros artistas que não dão pra reunir em uma única coletânea. Entretanto, a música brasileira e o público que aprecia esse tipo de projeto e curte a voz inconfundível e memorável do Nelson aplaude esse lançamento e torce para que venham outros que perpetuem ainda mais seu trabalho!

Um forte abraço a todos!

sábado, 25 de julho de 2009

Espumas ao vento

Uma das canções mais lindas que já ouvi, da autoria brilhante de Accioly Neto, recém divulgado aqui na série Os compositores do Brasil, Espumas ao Vento foi gravada inicialmente por Flávio José em ritmo de forró e depois por Fagner, que a imortalizou para todo o país, em ritmo mais lento! Essa canção também fez parte da trilha do filme Lisbela e o prisioneiro, com Elza Soares.

Gosto muito da letra que representa um amor escancarado e ao mesmo tempo com uma sensibilidade impressionante como podemos ver em "...Coração na mão, desejo pegando fogo..." e em "Meu olhar vai dar uma festa, amor, na hora que você chegar..." respectivamente! É daquelas letras pra ficar entre as melhores no repertório de qualquer intérprete e na lembrança de qualquer apaixonado!

Espumas ao Vento
(Accioly Neto)

Sei que aí dentro ainda mora um pedacinho de mim
Um grande amor não se acaba assim
Feito espumas ao vento

Não é coisa de momento, raiva passageira
Mania que dá e passa, feito brincadeira
O amor deixa marcas que não dá pra apagar

Sei que errei, tô aqui pra te pedir perdão
Cabeça doida, coração na mão
Desejo pegando fogo

E sem saber direito a hora e o que fazer
Eu não encontro uma palavra só pra te dizer
Ah! se eu fosse você, eu voltava pra mim de novo

E de uma coisa fique certa, amor
A porta vai estar sempre aberta, amor
O meu olhar vai dar uma festa, amor
Na hora que você chegar

E de uma coisa fique certa, amor
A porta vai estar sempre aberta, amor
O meu olhar vai dar uma festa, amor
Na hora que você chegar

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Eu hei de ouvir cantar uma sabiá...

Outro grande grupo vocal da década de 60 é o Quarteto em Cy, formado pelas irmãs Cybele, Cylene, Cynara e Cyva. Também iniciaram a carreira ao mesmo tempo que o Mpb - 4 e tiveram o apadrinhamento de Vinícius de Moraes. Navegando no repertório de Vinícius, Chico, Caymmi e Tom, o grupo continua sendo um dos mais perfeitos vocais desse país!

Embora não muito conhecido das novas gerações, suas apresentações são fascinantes, pois dão um toque ímpar para canções como A noite do meu bem, Água de beber, Alguém como tu, Anos dourados, Apesar de você, Bye bye Brasil, Chega de saudade, Carta ao Tom, Começaria tudo outra vez, Dindi, Desafinado, Eu sei que vou te amar, Falando de amor, Nada além, Nervos de aço, Noite dos mascarados, Onde anda você, Samba do avião, Samba de Orly, Tarde em Itapuã, Vai passar, entre tantas.

Agora diga, depois de alguns verdadeiros clássicos desse explêndido grupo, há dúvida do refinamento de seu trabalho? Bem que poderíamos presenciar mais apresentações na mídia de grupos assim que enaltecem a música brasileira com seus arranjos vocais perfeitos e seu bom gosto musical!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 21 de julho de 2009

Amigo é pra essas coisas...

Um dos grupos musicais que possui uma das carreiras mais sólidas desse país, o MPB - 4, com quase cinquenta anos de estrada continua encantando seu público fiel. Formado pelos cantores Ruy, Magro, Aquiles e Miltinho, sua formação original vem desde 1964. Em 2004, Ruy foi substituído por Dalmo, que é sobrinho de Cauby Peixoto.

Já nos anos 60, acompanhavam artistas como Chico Buarque, participando de suas gravações e em festivais, como na faixa Roda viva. E desde então, década a década o grupo vem realizando seus lançamentos e apresentações marcantes, também com outros artistas como Milton Nascimento, Toquinho e Quarteto em Cy.

De todo esse tempo ficam os perfeitos arranjos vocais do grupo e sucessos como Amigo é pra essas coisas, Anos dourados, Apesar de você, Cálice, Falando de amor, Fé cega faca amolada, Gabriela, O cio da terra, O som da cuíca, Partido alto, Quem te viu quem te vê, Samba da bênção, Vai trabalhar vagabundo, Sabiá, Por quem merece amor, entre outras, de um quarteto eternamente cultuado por seu trabalho tão primoroso.

Um forte abraço a todos!

domingo, 19 de julho de 2009

Balada do louco

Uma das canções mais marcantes da Rita Lee, composta em parceria com seu primeiro marido Arnaldo Batista, quando ambos faziam parte do grupo Os Mutantes. Balada do louco revela a questão da discriminação, sobretudo com deficientes mentais. Mas, também pode ser vista como um tapa na cara das pessoas preconceituosas que definem padrões e condenam as diferenças que expõem pessoas fora dos limites desses padrões!

Se refletirmos com mais precisão, concluímos que precisamos evoluir no quesito respeito às diferenças, sobretudo quando estas são mais evidentes! E quão difícil parece ser dedicar amor a essas pessoas tão carinhosas que não tem de menos, mas tem de mais a nos oferecer! E, sem sombra de dúvidas, é na diferença que se apóia a diversidade humana e intelectual dos seres!

Balada do louco
(Rita Lee e Arnaldo Batista)

Dizem que sou louco por pensar assim
Se eu sou muito louco por eu ser feliz
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz

Se eles são bonitos, sou Alain Delon
Se eles são famosos, sou Napoleão
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz

Eu juro que é melhor
Não ser o normal
Se eu posso pensar que Deus sou eu

Se eles têm três carros, eu posso voar
Se eles rezam muito, eu já estou no céu
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz

Eu juro que é melhor
Não ser o normal
Se eu posso pensar que Deus sou eu

Sim sou muito louco, não vou me curar
Já não sou o único que encontrou a paz
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, eu sou feliz

Um forte abraço a todos!

sábado, 18 de julho de 2009

Milton Nascimento e Jobim Trio em Novas Bossas

Um dos trabalhos mais premiados de 2008 foi esse: Milton Nascimento une sua voz, seu piano e violão ao Jobim Trio formado por Daniel Jobim (piano), Paulo Jobim (violão) e Paulo Braga (bateria), que rendeu para a música brasileira um trabalho primoroso, intitulado Novas Bossas.

Em um projeto que caracteriza-se por ser o ponto de encontro entre o Clube da Esquina e a Bossa Nova, sua abordabem segue esse mesmo parâmetro com um repertório que parte de um movimento até encontrar o outro. É o que pode ser verificado na faixa de abertura Tudo que você podia ser dos irmãos Lô e Márcio Borges, eternos parceiros do Clube. Na sequência, uma composição de Daniel Jobim: Dias azuis, com direito a Danilo Caymmi na flauta.

Temos uma versão do Milton para seu clássico Caís, onde ele mesmo toca piano. Dorival Caymmi é homenageado na canção O vento e para encerrar a parte "clube" temos a canção Tarde, de Milton e Márcio Bórges. Muitos pensavam que esse projeto seria todo em homenagem aos 50 anos da Bossa Nova, mas começamos com esse movimento a partir da sexta faixa com Brigas nunca mais, Caminhos cruzados, Inútil paisagem, Chega de saudade, Medo de amar, Velho Riacho e Esperança perdida.

Encerramos o trabalho, que é de estúdio, embora alguns pensassem que fosse ao vivo, com Trem de ferro, que é do Tom e tem muito a ver com Minas e com Samba do avião, clássico de Tom e do Rio. Eis aqui um majestoso trabalho que une dois grandes Estados em uma arte que pertence não só ao país, mas ao mundo todo como é o caso da voz e do trabalho do Milton e do Jobim Trio.

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Viola, minha viola

Uma das mais marcantes cantoras do país, talvez a maior no estilo sertanejo: Ignez Magdalena Aranha de Lima, ou simplesmente Inezita Barroso, como é conhecida entre o público brasileiro. Natural de São Paulo, desde os sete anos já cantava e tocava violão. Mais tarde, estudou piano e conseguiu gravar seu primeiro disco em meados dos anos 50, emplacando sucessos como Ronda e Moda de pinga.

Com mais de cinquenta anos de carreira e oitenta discos lançados, Inezita apresenta há quase trinta anos o programa Viola minha viola, na TV Cultura, onde abre espaço para a autêntica música caipira, apresentando artistas pouco conhecidos na mídia. Além de cantar e apresentar, Inezita também é atriz e professora de folclore.

Com um repertório que exalta a música raiz do interior do Brasil, Inezita já emplacou sucessos como Marvada pinga, Rio de lágrimas, Meu limão meu limoeiro, Menino da porteira, Viola enluarada, Maringá, Tristeza do Jeca, Adeus Minas Gerais, Lampião de gás, Viola quebrada, Viola minha viola entre outras. É, sem sombra de dúvidas, uma das mais expressivas artistas e sua voz, um patrimônio nacional!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 14 de julho de 2009

Morar no interior do meu interior...

Nos bares da vida, como diz a canção do Milton, revela também seus conterrâneos, como é o caso desse cantor e compositor da nova música brasileira. Desde o final da década de 80, Wander tenta suas canções na noite, mesclando sucessos conhecidos com suas próprias composições. Em 1996 venceu festival em Minas e o prêmio foi convertido na produção de seu primeiro cd independente.

Curiosamente, era conhecido como Wanderly e não obteve muito sucesso com essa primeira empreitada. Foi em 1998 que Elza Soares o descobriu e gravou Subindo a ladeira, também o convidando para fazerem shows juntos. Vários intérpretes já gravaram suas composições como Gal Costa, Zeca Baleiro, Alcione, Leila Pinheiro, entre outros.

Wander possui vários sucessos entre seu público cativo como Onde Deus possa me ouvir, Românticos, Esperando aviões, Farol, Eu e ela, Obscuridade, Ninguém vai tirar você de mim, entre outros, sempre mesclando romantismo, pop e rock com aquele jeito mineiro de encantar o país! Temos aqui uma das grandes promessas que já se confirma com os anos!

Um forte abraço a todos!

domingo, 12 de julho de 2009

Roberto Carlos no Maracanã!!!

Este foi um dos meus presentes ontem! Um dos maiores acontecimentos artísticos que presenciei, o show do Roberto no Maracanã vai ser uma das coisas que lembrarei para o resto da vida como um presente em meu aniversário!

O rei estava impecável, cantando como nunca. Realmente, ele está no auge, em uma carreira que o deixou sempre no topo. A mega estrela brasileira chama-se Roberto Carlos e isso não é dito apenas pelo coração de um fã! Mas, quem assistiu ontem percebeu isso de longe e, claro, sem desmerecer as demais!

O repertório do show atual foi pouco modificado, acho que apenas a canção Caminhoneiro saiu da lista, mas entraram outros grandiosos números como O calhambeque, Amigo, Ternura, Sentado à beira do caminho, Eu sou terrível. O ponto alto da apresentação foi o encontro com Erasmo, sem sombra de dúvidas, uma tempestade de emoção: dois grandes nomes da música brasileira, dois grandes amigos emocionados e emocionando o país!

As luzes foram um espetáculo a parte, presenciado por quem estava em casa, em um show onde tudo foi feito com esforço e perfeccionismo, digno de um rei. A apresentação foi perfeita e a Globo cumpriu direitinho seu papel pois apresentou em pouco mais de duas horas o show completo. A chuva não tirou o brilho do espetáculo que finalizou com Jesus Cristo e vários fogos de artifício que festejaram juntos com o mundo uma carreira mais que bem sucedida do maior artista da música brasileira de todos os tempos!

Como se não bastasse esse presente que recebi ontem, no Blog do Armindo tem um post em minha homenagem! No Blog do Eduardo, deixaram mensagens para mim! Além, é claro, das mensagens que recebo por aqui e pelas quais agradeço de todos coração! O que posso querer mais? Esse foi um aniversário em que recebi presentes de ídolos e agradeço a Deus por essa lembrança que guardarei pelo resto da vida!

Um forte abraço a todos!

sábado, 11 de julho de 2009

Feliz aniversário

Pelo segundo ano comemoro meu aniversário com vocês, amigos do blog, adquiridos com tanto carinho! E venho agradecer por mais um ano estar aqui, diante de tantos amigos. Por esse ano estar com saúde e buscando sempre aquela paz que sonhamos para nossas vidas e para as de nossos semelhantes!

É uma bandeira branca, mas que sempre estamos lavando, limpando, alvejando esse símbolo que buscamos cultivar e estender a todos, mesmo àqueles que não a entendem muito bem! Mas, agradeço a Deus por cada um que atravessa em nosso caminho e nos ajuda a alvejar as nossas bandeiras!

Esse ano sinto que tenho muito a agradecer, coisas que vivi e jamais esquecerei, como o encontro que tive com o Eduardo Lages, o show que fiz no Instituto, as coisas que cantei e canto, os comentários que faço aqui, os que recebo de todos vocês, enfim. Na vida pessoal e profissional também! Ser professor é difícil, mas gratificante saber que contribuo com algumas pessoas. Minha família e meu amor são coisas que me dão base para continuarmos sempre em frente!

E, como se não bastasse, hoje sou presenteado com um show do Roberto em comemoração aos seus 50 anos de carreira! Claro que o rei nem sabe dessa data para mim, mas só o fato dele fazer um show dessa importância, num dia como o de hoje, encaro como um presente! E atentem para algo que vai acontecer: ele vai olhar pra mim e dizer: Que prazer rever você!!! E pra vocês também!!! Quem sabe, não rola um parabéns lá no palco? Rsrs vale a pena sonhar! Mas, esse show, ver o rei cantando, já é um presente e ao mesmo tempo um sonho, então agradeço também por isso e finalizo pedindo que Deus nos abençôe e desejando tudo de bom para todos os amigos conquistados nesses 29 anos de existência! Vou aproveitar para viajar, estou no interior nesse dia! Nas fotos, acima, uma ponte em São Caetano/PE e, depois, o rei no Chevrolet Hall no Recife esse ano!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Emoções de Eduardo Lages

Esse foi o primeiro disco do maestro que acompanha o rei Roberto há mais de trinta anos: meu amigo Eduardo Lages. Lançado em 2005, Emoções traz os maiores clássicos do rei, interpretados por quem mais conhece do assunto, seu maestro. Já comentei sobre seus outros trabalhos: Com amor, Cenário e Inesquecível.

Emoções foi, segundo o próprio Eduardo, um trabalho sem muita pretensão. Apenas queria registrar em cd, através do formato instrumental, clássicos do maior artista popular desse país. Mas, acho que nem Eduardo percebeu que naquele momento trazia um alento à música instrumental tão esquecida, sobretudo nos últimos tempos e com uma sofisticação ímpar.

E esse trabalho é também um presente aos fãs do rei país afora, trazendo seus clássicos no tom que o rei canta nos dias atuais e com arranjos originais e um som moderno e sofisticado que apresentaram essas canções que fizeram parte da trilha sonora de todo brasileiro. Num mesmo disco estão Emoções, Proposta, Se você pensa, Café da manhã, À distância, Música Suave, Amada amante, Olha, O diamante cor-de-rosa, Seu corpo, Cavalgada e O show já terminou.

Embora tenha ousado pouco e mantido os arranjos originais, em Olha, sua canção preferida, ele muda a introdução e acrescenta um solo maravilhoso. Em Cavalgada está o arranjo que define como dos mais importantes que escreveu para o rei, presente em seu show atual como um dos pontos altos. E outro ponto importante nesse cd é que além dos clássicos e da vendagem que alavancou a carreira do Eduardo, o despertou para lançamentos futuros e com isso o público pode desfrutar a cada ano da elegância desse grande músico brasileiro e desse ser humano fantástico!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Os clássicos do Erasmo

Algumas pessoas só associam o Erasmo ao Roberto e por tabela, suas canções são apenas aquelas que fizeram sucesso na voz do rei. Claro que junto com seu parceiro fiel estão grandes clássicos da nossa música brasileira, mas Erasmo tem um repertório formado por grandes canções em sua voz e porque não dizer também grandes clássicos!

Só pra citar alguns, porque realmente são muitos mesmo, ainda na década de 60 temos Gatinha manhosa, Você me ascende, Minha fama de mau, Vem quente que eu estou fervendo, O caderninho, Festa de arromba e o clássico dos clássicos Sentado à beira do caminho, que foi composta em 69 e lançada em 70. Só por essas já vale mil canções. Mas, não paramos por aí, veio a década de 70 e outros clássicos vieram como Coqueiro verde, Panorama ecológico, Cachaça mecânica, Sou uma criança não entendo nada, Vou ficar nu pra chamar sua atenção, Sábado morto, Filho único, A banda dos contentes, De noite na cama, entre outras.

Os anos 80 trazem um grande disco, o Erasmo convida, com grandes clássicos e já comentado aqui. E novos clássicos surgem nessa década como Mesmo que seja eu, Mulher (sexo frágil), Minha superestar, Abra seus olhos, Pega na mentira, Pão de açucar, Close, entre outras. Da década de 90, considerada por muitos como improdutiva para o Erasmo, temos Homem de rua, além de releituras bem sucedidas de É preciso saber viver, Do fundo do meu coração e Detalhes.

Nesta década Erasmo continua presenteando o Brasil com grandes hits como Mais um na multidão, O impossível, Santa Música, Lero lero, Quem vai ficar no gol, além das releituras do disco bem sucedido Erasmo convida 2 e do seu novo trabalho sobre rock, que ainda não ouvi, mas com certeza aumentará a lista de clássicos desse grande nome da nossa música brasileira, amado por todo o país!

Um forte abraço a todos!

domingo, 5 de julho de 2009

O quintal do vizinho

Bom, essa canção inicia uma semana na qual teremos muito Roberto Carlos, em virtude das comemorações dos seus cinquenta anos de carreira em um show sábado no Maracanã. E entrando nesse clima de comemoração, essa é uma das mensagens mais singelas de seu repertório, mas não menos bonita e carregada de um sentimento extraordinário.

Alguns que me conhecem já sabem dessa história. Eu estava meio adoentado e vinha no carro de uma consulta médica. Era um 19 de abril, aniversário do rei e tocavam nas rádios suas canções, até que tocou O quintal do vizinho. Eu chorei bastante, mesmo que escondido. Não queria que me vissem chorando, mas eu estava muito emocionado!

Sempre nos perguntamos o que fazer? Presenciamos tanta coisa errada, muito objeto fora do lugar e de repente alguém diz que basta plantar uma flor no quintal do vizinho! Eu confesso que isso pode parecer bobagem, mas eu estava feliz por entender tudo aquilo, por pensar que em nossos pequenos gestos estão a paz do mundo, estão as boas ações! Você planta uma flor e alguém acha que a primavera chegou e que tudo isso pode ser possível, é demais! Na imagem, flores para vocês plantarem nos quintais de seus vizinhos!

Agora, para descontrair, uma vez o Armindo Guimarães, meu ídolo em Portugal, brincou comigo dizendo que seria complicado plantar uma flor no quintal de sua vizinha e, de repente o marido dela acordasse e o flagrasse à noite, no quintal com uma flor na mão! Ele estava em mals lençóis! Gosto do Armindo, foi mais um presente que Deus me deui via Roberto! Mas, como o próprio Roberto falou, lembro do meu sonho agora nessa canção:

O quintal do vizinho
(Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

Eu hoje acordei pensando
Num sonho que eu tive a noite
Sentei-me na cama para pensar

No sonho que eu tive
No sonho que eu tive
No sonho que eu tive

Fiquei tanto tempo pensando
Em tudo que estive sonhando
Que por um momento pensei ser verdade
O sonho que eu tive
O sonho que eu tive

Sonhei que entrei no quintal do vizinho
E plantei uma flor
No dia seguinte ele estava sorrindo
Dizendo que a primavera chegou

E quando eu abri a janela
Estava um dia tão lindo
No outro quintal o vizinho sorrindo

Lembrei do meu sonho
O sonho que eu tive
O Sonho que eu tive

Um forte abraço a todos!

sábado, 4 de julho de 2009

Joanna Em Samba-Canção

Em 1997, Joanna lançou um dos seus melhores trabalhos: Em Samba-canção, onde essa maravilhosa intérprete nos presenteia com canções desse gênero, escolhidas a dedo por uma das maiores expressões da nossa música brasileira.

Produzido por Roberto Menescal, ainda no encarte, Joanna define esse trabalho como sendo a alma da música brasileira e explica cada canção e compositor escolhido, justificando a importância da obra de cada um na música brasileira, aqui representados por duas canções que são apresentadas em medleys. Ainda no encarte encontramos um texto de Sérgio Cabral, para coroar esse trabalho primoroso!

O cd é iniciado com Cartola em O mundo é um moinho e As rosas não falam. Quer mais? Na sequência vem Roberto e Erasmo em Tema de Não quero ver você triste e De tanto amor. Achou bom? O que dizer então de Adelino Moreira e um tributo a Nelson Gonçalves em Negue e A volta do boêmio? E Noel Rosa em Último desejo e Feitiço da Vila? Silêncio total em Resposta e Ouça da Maysa.

Mas, não pense que acabou! Temos Caetano em Meu bem meu mal e Sampa. Temos Dolores Duran em Fim de caso e Castigo. Temos Chico Buarque em Trocando em miúdos e A Rita. Temos Jair e Evaldo e uma homenagem a Altemar em Sentimental demais e Brigas. Temos Ary Barroso em Risque e Camisa amarela. Temos Tom e Vinícius em Eu sei que vou te amar e Se todos fossem iguais a você.

É demais, concorda? É um disco lindo para recordarmos canções que pintaram belas passagens da nossa música, na voz e no trabalho de uma das mais expressivas artistas desse país, nesse trabalho, dos mais lindos dos últimos anos!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Os compositores do Brasil - 16

Em quase todo esse mês de junho, abordamos temas que nos remetem às festas juninas. Um dos maiores compositores modernos dessa safra chama-se Accioly Neto. Desconhecido de muitos, Accioly tem diversos sucessos entre artistas locais e nacionais. Gravado inicialmente por Paulo Diniz e por Vanusa, foi no universo nordestino que teve projeção com suas criações.

Imagino que o leitor já tenha ouvido alguma de suas belíssimas canções: Espumas ao vento, Quando bate o coração, Canção da saudade, A natureza das coisas, Lembrança de um beijo, Me diz amor, Mel e aveloz, Saudade da boa, Gosto de você, entre outras. Mas, se ainda assim, Accioly soa desconhecido, então é necessário ouvir discos de Elba Ramalho, Fagner, Flávio José, Santanna, Fábio Jr., Nando Cordel, Jorge de Altinho, entre outros.

Accioly nos deixou em 2000, oito dias após gravar seu único disco, esse da foto acima. Natural de Pernambuco, são poucas as informações encontradas sobre esse extraordinário compositor. Basta ouvir Espumas ao vento, uma das mais lindas que já ouvi, onde ele afirma: "Meu olhar vai dar uma festa na hora que você chegar...", ou A natureza das coisas, já retratada aqui em 28/12/2008, como uma letra positiva de amor e paz, sentimentos que mostra como foi e é o Accioly.

Um forte abraço a todos!