quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Cada hora ao teu lado vale um novo amanhecer...

A Jovem Guarda revelou intérpretes fantásticas. Cantoras que apresentavam beleza também na arte musical como Rosemary Pereira Gonçalves, natural do Rio de Janeiro/RJ. Ainda pequena gostava de cantar e aos oito anos se apresentou no programa Clube do Guri. Mas, sua carreira começou mesmo em 1961, quando lançou seu primeiro 78 rpm. Participou da Jovem Guarda, sendo inclusive cogitada para ser apresentadora, posto que foi obtido por Wanderlea.

Depois da Jovem Guarda, Rosemary cantou outros gêneros, como o samba e sua paixão pela Mangueira. Entre seus sucessos, destacam-se Como pode acontecer, Emoções diferentes, Horas perdidas, Nossa canção, Jóia, Leva tudo contigo, Que bom seria, Estrelas consagradas, Sei lá Mangueira, Piano na Mangueira, Juro por Deus, Taí, Lua Branca, Mulher de caminhoneiro, etc.

Rosemary participou recentemente do cd/dvd Elas cantam Roberto a pedido do próprio cantor que nutre por ela uma amizade antiga e mútua. Também divulga em shows que faz país afora seu mais recente trabalho, o cd e dvd dedicado à Mangueira, sua Escola de samba, onde cantou com alguns convidados como Alcione, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e Chico Buarque. E um fato curioso que revela sua carreira é que a Jovem Guarda revelou grandes artistas românticos, mas também sertanejos e sambista, como é o seu caso.

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

O papel exercido por essas mulheres da jovem guarda ultrapassou os limites da música e se estendeu ao comportamento e às concepções das demais.
Mulheres mais livres, mais soltas, menos limitadas por tabus. Isso sim é influência.

Beijos!