domingo, 24 de janeiro de 2010

Central do Brasil

Na série sobre filmes e músicas, gostaria de indicar um dos melhores filmes que vi, um dos que mais me emociona: Central do Brasil. Lançado em 1998, dirigido por Walter Salles, foi o filme responsável pela retomada do cinema nacional, recebendo vários prêmios no exterior, inclusive indicação ao Oscar.

Com Fernanda Montenegro, Marília Pêra, Othon Bastos, Matheus Nachtergaele, Otávio Augusto e apresentando o menino Vinícius Oliveira, a história começa no Rio de Janeiro onde Dora, uma professora aposentada vivida por Fernanda escreve cartas na estação Central do Brasil. Lá encontra Josué, vivido por Vinícius, e o destino de levar esse menino de volta ao Nordeste em busca de seu pai. O filme traz uma mensagem muito positiva de perseverança e mostra cenas típicas do sertão e cultura nordestinos.

No campo da música, destacaria a belíssima trilha sonora composta por Jacques Morelembaum, além de canções como Preciso me encontrar, de Cartola. É um  belíssimo filme que tem valor histórico pela retomada em grande estilo do cinema nacional e a partir dele, essa arte volta a ser respeitada em terras tupiniquins, inclusive com trabalhos de biografias musicais.

Um forte abraço a todos!

5 comentários:

James Lima disse...

Bicho,

Muito interessante o fato de você falar desse filme aqui. Realmente, emocionante, comovente a história dele, e importante o seu papel no cinema nacional, fazendo com que as pessoas se animassem novamente.

Um dado curioso, que me deixou super emocionado quando vi o filme. Quando Dora e Vinícius passam por uma cidade religiosa, e ela escreve cartas, das pessoas, para Deus. Quando Josué quer jogar as cartas fora, ela diz que não, e deixa as cartas na igreja. Isso me marcou profundamente.

Um Forte Abraço
James Lima
www.robertocarlosbraga.com.br

Márcia Tristão-Bennett disse...

Everaldo!!!!!


Que filme lindo este...a trilha sonora ainda mais linda....eh muito bom sabermos que no Brasil temos talentos como estes aih para se mostrar em eventos importantes como o Grammy. Foi emocionante ver nossa diva Fernanda Montenegro, aqui na California, dando entrevistas, indo a programas de TV para falar sobre o filme!!!!!

Parabens por esta materia!!!!!!!!!!!!

Abracos!!!!!!!!!!!!!!!!

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Concordo com você. É um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos e foi injustiçado no Oscar.Mas aquilo lá também... sei não. Um abraço

Anônimo disse...

Esse filme desencadeou uma verdadeira história de reencontros: Josué com a sua família; Dora com a sua própria essência; o povo brasileiro com o cinema nacional.
A trilha sonora: belíssima!

Beijos!

Derbson Frota disse...

É um filme especial, que se a gente não cansa de assistir!Tem a cara do Brasil!!!
Fernanda Montenegro, como sempre, deu show!

Derbson Frota
Tianguá CE