terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O nosso falso amor é tão sincero...

Um dos maiores nomes do samba nacional, Nelson Mattos, mais conhecido como Nelson Sargento. Natural do Rio de Janeiro, Nelson é cantor, compositor, artista plástico, ator e escritor. Nasceu no Morro do Salgueiro e aos oito anos já desfilava em Escolas de Samba. Aprendeu violão com Cartola e Nelson Cavaquinho, musicando os versos de seu pai adotivo.Foi Sargento de 45 a 49, o que lhe rendeu o apelido que incorporou como nome artístico.

Em 1947 passou a integrar a ala de compositores da Mangueira, compondo alguns dos maiores sambas que a Escola apresentou. Compôs com vários grandes nomes como Cartola em Vim lhe pedir e Samba do operário e com Jamelão em Cântico à natureza.  Entre outros sucessos podemos destacar Ela deixou, De boteco em boteco, Falso amor sincero, Ciúme doentio, Triângulo amoroso, Minha vez de sorrir, Dona Xepa, Agoniza mas não morre, Deixa, Nas asas da canção, etc.

Nelson continua compondo, cantando e encantando uma nação rendida à sua arte, a seu jeito de tratar seu ambiente, seu povo, seu morro, seu mundo. Atualmente divulga o cd lançado em 2008, Versátil e, embora não esteja muito presente na mídia, nem tenha se tornado uma figura popularmente conhecida nesse país, quem o conhece sabe que este músico é uma das lendas desse país, pela qual devemos nutrir um enorme respeito como os grandes patrimônios musicais que a história nos oferece!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

(CARLOS - MENINO BEIJA - FLOR) disse...

Gosto muito desse pessoal da velha Guarda do samba.Tenho um cunhado mais velho que eu, que se impressionava quando eu, ainda jovem, cabeludo, e claro gostando de música mais jovem,pedia a ele que tocasse os sambas antigos. Foi aí que comecei a ler sobre Noel Rosa,Pixinguinha,Ataulfo Alves, tantos outros e um que sou maior fã: Adoniran Barbosa. Nelson Sargento já ouvi falar muito, o nome não é fácil de esquecer e com certeza está entre os grandes. Um abraço e parabéns