sábado, 23 de janeiro de 2010

O último pôr-do-sol

Essa canção virou tema da novela das oito. O último pôr-do-sol saiu originalmente no cd 1993 Olha de peixe e também no Acústico MTV de Lenine. Gosto muito dessa canção, desse grande músico conterrâneo e que faz uma música atual com muita qualidade, com muita propriedade de um grande nome da nossa música.

De uma forma singular, Lenine descreve a solidão da despedida daquele amor, de como as paisagens antes maravilhosas, ficaram incompletas. Ou seja, fugindo do trivial de falar de saudade, de solidão, de dor, Lenine, de forma inteligente, conta o mesmo tema a seu modo e ainda com elementos de percussão que criam um som bem típicos da cultura nordestina, com direito à um solo luxuoso de flautas:

O último pôr-do-sol
(Lenine)

A onda ainda quebra na praia,
Espumas se misturam com o vento.
No dia em que ocê foi embora,
Eu fiquei sentindo saudades do que não foi
Lembrando até do que eu não vivi
pensando nós dois.

Eu lembro a concha em seu ouvido,
Trazendo o barulho do mar na areia.
No dia em que ocê foi embora,
Eu fiquei sozinho olhando o sol morrer
Por entre as ruínas de santa cruz lembrando nós dois

Os edifícios abandonados,
As estradas sem ninguém,
Óleo queimado, as vigas na areia,
A lua nascendo por entre os fios dos teus cabelos,

Por entre os dedos da minha mão passaram certezas e dúvidas
Pois no dia em que ocê foi embora,
Eu fiquei sozinho no mundo, sem ter ninguém,
O último homem no dia em que o sol morreu

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Lindo texto!
Essa canção é um verdadeiro poema, um canto genuíno, que emanou da alma de um compositor fantástico.
Os arranjos da música são mesmo perfeitos.

Beijos!