terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Os compositores do Brasil - 23

Esse cara pode não ser tão conhecido quanto devia. Mas, seu trabalho com certeza consta na vida de muitos brasileiros. É só observar os últimos vinte cds lançados pelo rei e constar no campo da produção seus créditos. Mauro da Motta Lemos é o produtor dos últimos vinte cinco anos dos discos de sua majestade musical, Roberto Carlos. Mas, seu trabalho vem de muito antes e o mais curioso é que ainda são modestas as informações na internet sobre esse grande profissional.

Consta que algumas das primeiras composições foram feitas com Raul Seixas, como o grande sucesso do Jerry Adriani Doce doce amor. Posteriormente compôs com mais frequência com parceiros como Robson Jorge, Eduardo Ribeiro, Isolda e Carlos Colla. A primeira canção que Roberto gravou foi Nosso amor, de 1977. Daí em diante, várias como Canção  do sonho bom, De coração pra coração, Como eu te amo, Você em minha mente, Coisas que não se esquece, Eu sem você, Meu coração ainda quer você, Voltei ao passado, Eu me vi tão só, Prá ficar com você, Preciso de você, Quando o sol nascer, Quando vi você passar, Sabores, Se você pretende, Tanta solidão, Você mexeu com a minha vida e Tente viver sem mim.

Mauro também foi cantado por intérpretes como Fat Family (Fim de tarde), Elymar Santos (Escancarado de vez), Rosemary (Sem querer fui feliz), entre outros. Já trabalhava em alguns discos na década de 60, como do grupo Renato e seus blue caps. E foi crescendo como produtor e compositor, e por sua imensa contribuição à música brasileira, é modestamente homenageado hoje por esse espaço!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

James Lima disse...

Everaldo,

Realmente o Mauro Motta é um nome super importante na nossa música, e devemos sempre louvar seu trabalho.

Ele já produziu:
Roberto Carlos (desde 1984 até o momento)
Agnaldo Timóteo (1 disco)
Amelinha (4 discos)
A Turma do Balão Mágico (9 discos)
Carlos José (1 disco)
Cláudia Telles (3 discos)
Dianna (2 discos)
Angelo (2 discos)
Grupo Dominó (1 disco)
Ed Carlos (1 disco)
Elba Ramalho (3 discos)
Fafá de Belém (1 disco)
Jerry Adriani (8 discos)
André Ricardo (1 disco)
José Roberto (5 discos)
Lafayette e seu Conjunto (12 discos)
Márcio Greik (2 discos)
Nalva Aguiar (3 discos)
Raul Seixas (2 discos)
Simony (1 disco)
Tânia Alves (1 disco)
Vanusa (1 disco)
Wanderléia (2 discos)
Zé Ramalho (4 discos)

Não é qualquer um, né?

Abração
James Lima
www.robertocarlosbraga.com.br