sábado, 27 de fevereiro de 2010

Cecília

Essa é minha canção preferida do repertório romântico do Chico, em parceria com seu maestro Luiz Cláudio Ramos. Lançada nos cds As cidades - 1998 e As cidades ao vivo - 1999, Cecília fala de um amor imensurável por uma personagem que poderia ter vários nomes femininos como a letra mesmo enfatiza: "Tantas Cecílias de mil refletores..." Acredito que o nome Cecília foi escolhido de forma aleatória e o que pesou foi o fato de que Santa Cecília é a padroeira dos músicos, mesmo não revelando um tom religioso, mas romântico que a canção apresenta.

O que mais me fascina é o fato do Chico reverenciar nessa canção sua vontade de ser como aqueles grandes cantores que, com grandes orquestras entoam baladas românticas para suas amadas. E, como se ele não fosse um desses, vai além, afirmando que "nem as sutis melodias merecem seu nome espalhar por aí..." Bárbaro. Uma orquestra afinada para tocar e festejar o amor. Termino repetindo a mesma frase: Chico é um gênio.

Cecília
(Chico Buarque e Luiz Cláudio Ramos)

Quantos artistas
Entoam baladas
Para suas amadas
Com grandes orquestras

Como os invejo
Como os admiro
Eu, que te vejo
E nem quase respiro

Quantos poetas
Românticos, prosas
Exaltam suas musas
Com todas as letras

Eu te murmuro
Eu te suspiro
Eu, que soletro
Teu nome no escuro

Me escutas, Cecília?
Mas eu te chamava em silêncio
Na tua presença
Palavras são brutas

Pode ser que, entreabertos
Meus lábios de leve
Tremessem por ti

Mas nem as sutis melodias
Merecem, Cecília, teu nome
Espalhar por aí

Como tantos poetas
Tantos cantores
Tantas Cecílias
Com mil refletores

Eu, que não digo
Mas ardo de desejo

Te olho
Te guardo
Te sigo
Te vejo dormir

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Márcia Tristão-Bennett disse...

Everaldo!!!!!!!


Jah estava para vir aqui tantas vezes e quando vejo o dia acabou!!!!

Gosto muito desta iah tambem e principalemtne por talvez ser uma pequena homenagem a Santa Cecilia, protetora dos musicos, como voce mencionou!!!!

Parabens pela materia!!!!!!!!!!

Quem vive sem musica!!!!!!!!!!!!!

Abarcosrobertolageanos!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Lindíssima!

Isso prova que o Brasil é muito mais do que o país do futebol, pois tem boa música e artistas maravilhosos como o Chico.

Beijos!