terça-feira, 2 de março de 2010

Caminhemos, talvez nos vejamos depois...

Quem assistiu recentemente à minissérie Dalva & Herivelto, pode conhecer um pouco mais sobre esse grande nome da nossa música: Peri de Oliveira Martins, ou simplesmente Pery Ribeiro. Natural do Rio de Janeiro e filho de pais famosos, os cantores Dalva de Oliveira e Herivelto Martins, Pery cresceu em meio a esse universo musical e já aos três anos participava de dublagem de filmes da Walt Disney. Na adolescência, participou de programas de tv de Paulo Gracindo e César de Alencar, recebendo deste a indicação para seu atual nome artístico.

Em 1960, sua mãe gravou sua composição Não devo insistir e ainda nesse ano, gravou seu primeiro compacto. Caracterizado como um grande intérprete, sobretudo da Bossa Nova, o repertório de Pery nos oferece canções como Manhã de carnaval, O barquinho, Caminhemos, Esquecendo você, Laura, Ah se eu pudesse, Alguém como tu, Só tinha de ser com você, Por causa de você, Pra você, Na baixa do sapateiro, As rosas não falam, Balada triste, entre outras.

Uma coisa curiosa é que é dele a primeira gravação em disco do clássico Garota de Ipanema, hoje em torno de 2000 regravações mundo afora. Pery não é apenas a boa herança de Dalva e Herivelto, mas é a prova viva que a boa música é atemporal e os bons e novos intérpretes tem nele uma figura exemplar de que esse país possui grandes músicos, grandes intérpretes e grandes nomes.

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Márcia Tristão-Bennett disse...

Gosto muito de Peri Ribeiro tambem!!!!!!!!!!

De vez em quando vejo comerciais dele...acho que mora aqui, na florida....


Parabens,

Abracoseduardolageanos!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Vc tem essa primeira versão da música Garota de Ipanema?
Seria interessante postá-la aqui.
Gostei bastante do repertório de Peri Ribeiro.

Beijos!!