terça-feira, 16 de março de 2010

Essa é a nossa canção...

Luiz Gonzaga Kedi Ayrão é o cantor e compositor Luiz Ayrão, famoso desde os anos 60. Mas, Ayrão cresceu em ambiente musical, pois seu pai era compositor e seu avô e bisavô, músicos. Com apenas cinco anos começava o gosto pela composição. Natural do Rio de Janeiro, teve sua primeira gravação na voz de Roberto Carlos em 1963, com a canção Só por amor, do Lp Splish, splash.

Em 1966, Roberto gravaria Nossa canção, sucesso romântico dos mais marcantes da carreira do rei e de Ayrão, que teve outras canções gravadas por outros intérpretes da jovem guarda. Outras regravações célebres de Nossa canção foram realizadas por Sérgio Reis, Maria Bethânia, Eduardo Lages, Vanessa da Matta. E outro sucesso na voz do rei foi Ciúme de você, do Lp Inimitável, de 1968, regravada posteriormente pelo grupo Raça Negra e por Zizi Possi. E, mais recentemente, tivemos outra grande composição resgatada por Daniel, Os amantes.

Embora seja reconhecido como um grande compositor, Ayrão faz shows como cantor e lança discos. Entre outras canções compostas ou interpretadas por ele temos Bola dividida, Porta aberta, A saudade que ficou, No silêncio da madrugada, Amor dividido, Como antigamente, Quero que volte, etc. Canções que consagram não apenas o compositor, mas o músico romântico, o sambista, o seresteiro enfim.

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: