quinta-feira, 24 de junho de 2010

Festas juninas

O mês de junho no Nordeste Brasileiro poderia também ser chamado de mês da alegria. Sem desmerecer os demais meses do ano, claro, mas durante essa época impera toda a cultura de uma festa raiz representada pela simplicidade e criatividade de um povo forte. Comidas, brincadeiras, enfeites, tradições, danças, balões (apenas como enfeite), fogos (com todo cuidado, claro) e, como sempre muita música.

Embora ressalte sempre o forró, outros estilos também se destacam como o coco, o xaxado, o maracatu, o repente, dentre outros. Mas, é mesmo no forró, através do xote ou do baião que são apenas variações desse estilo que a festa se mostra completa. As tradições mais raízes apontam para uma festividade simples e sem muita sofisticação, mas não menos interessante. Imagine levantar uma palhoça com palha de coco e bambu, bandeiras coloridas, um som lá dentro ou até músicos ao vivo e levantar a poeira a noite toda: pois é assim que o forró se difunde entre os povos nordestinos. A fogueira é também indispensável.

Não me canso de repetir que Gonzaga é o papa disso tudo. Foi ele, com sua simplicidade, com seu repertório que prezava por detalhar esses e outros detalhes dessa cultura que o tornou o pioneiro e imprescindível nesses momentos. Em qualquer lugar onde esteja tocando algum clássico de Gonzaga é sinal de que as pessoas estão festejando com a felicidade que sua canção traz. Junto a ele, tivemos também Marinês e sua gente, Trio Nordestino, Jackson do Pandeiro, Jacinto Silva e tantos outros nomes importantíssimos. Outros seguidores deles fazem as festas nos quatro cantos da região, pois alguém deve tá cantando ou dançando nesses dias canções de Elba, Fagner, Zé, Geraldo, Alceu, Petrúcio, Flávio, Nando, Cristina, Alcymar, Dominguinhos, Waldonys, Novinho, Maciel, Jorge e tantos outros que fazem a festa e a deixam ainda mais feliz!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: