domingo, 27 de junho de 2010

Olhando as estrelas - 5 - Elba Ramalho e Dominguinhos - Baião de dois


A Série Olhando as estrelas entra em ritmo de forró, típico de quase todas as postagens desse mês junino para apresentar o encontro entre Sr. Domingos e Elba Ramalho. Depois de comemorarmos o dia dos namorados, e apresentarmos uma canção desse cd, é indicado um dos trabalhos mais lindos dos últimos anos: Elba Ramalho e Dominguinhos em um cd que reune suas vozes e as principais composições de Sr. Domingos e de outros compositores escolhidos a dedo pela dupla como Nando Cordel, Djavan, Gilberto Gil e Chico Buarque. A maior parte das faixas é composta de duetos, mas temos surpresas em interprretações ímpares e únicas da Elba.

Com a dupla cantando, temos Rio de sonho, Tenho sede, Eu só quero um xodó, Onde está você, Retrato da vida, Chama, Xote de navegação, Gostoso demais, Forrozinho bom, De volta pro aconchego, Pedras que cantam/Isso aqui tá bom demais. Elba também arrasa sozinha em Lamento sertanejo e Vem ficar comigo, que teve sua letra retratada aqui recentemente.

Essa postagem com esse cd se enquadra perfeitamente na série Olhando as estrelas, pois são mesmo duas estrelas talentosíssimas que apresentam tantas histórias em comum. Elba participou recentemente do dvd de Dominguinhos além de ter imortalizado um de seus mariores sucessos: De volta pro aconchego que o sanfoneiro a mostrou inicialmente em forma de xote. Elba pediu que a canção fosse tocada mais lentamente e mandou um "é assim que vou gravar", nos presenteando com aquele e tantos outros sucessos da música brasileira e do repertório de Sr. Domingos. E, particularmente nesse trabalho encontramos um cd daqueles que não enjoamos de ouvir, sobretudo nessa época tão romântica e tão festiva onde a sanfona comanda a festa e Sr. Domingos  e Dona Elba são referências nessa sabedoria musical.

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Esses encontros que vc apresenta só fazem o blog brilhar ainda mais. Vc sempre leva esses CD's em nossas viagens, principalmente no mês de junho, e eu adoro ouvir a alegria transmitida por essas grandes vozes.

Beijos!