terça-feira, 6 de julho de 2010

Mi Buenos Aires querido...

Quem vê esse título pode pensar que trata-se de um deboche de um brasileiro pelos argentinos, que caíram fora da copa do mundo de forma mais gritante que nós. Mas, enquanto no futebol existem essas desavenças, no campo musical, somos povos unidos e nossas culturas são integradas e apuradas pelos dois povos. Nossos artistas sempre foram muito bem recebidos pelos hermanos. Roberto, por exemplo, sempre inclue a Argentina em suas turnês internacionais assim como Caetano, Chico e tantos outros.

Carlos Alberto Garcia Moreno ou simplesmente Carlos Gardel encabeça os artistas argentinos com maior influências não apenas no Brasil, mas no mundo. Um de seus principais parceiros foi o brasileiro Alfredo Le Pera, com quem compôs alguns clássicos. E entre tantas canções de seu repertório, citamos Volver, El dia que me quieras, Yira...yira, Mi Buenos Aires querido, Adios Muchachos, Cambalache, Mano a mano, Camiñito, El choclo, La cumparsita e tantos outros tangos maravilhosos que se imortalizaram em sua voz.

Referência número um no tango, Gardel já foi cantado pelos mais variados artistas nacionais e internacionais. Só pra citar, temos Roberto Carlos, Julio Iglesias, Luis Miguel, Richard Clayderman, Nelson Gonçalves e Agnaldo Rayol. Um artista inesquecível também no cinema onde atuou em alguns filmes e sempre com uma influência incontestável aos artistas latinos que não cessou em 1935, quando Gardel partiu para o andar de cima!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Mais uma prova de que o campo da música inspira sentimentos muito mais nobres do que o futebol.
A linguagem da música é universal, por isso Gardel é reconhecido, interpretado e reverenciado no mundo todo. Os brasileiros deveriam demonstrar mais respeito pelos argentinos, não por pessoas como o Maradona, mas por grandes nomes como o de Carlos Gardel.

Beijos!