quinta-feira, 1 de julho de 2010

O verão passou todo comigo...

Ele é uma das grandes vozes do Brasil, das mais conhecidas internacionalmente. Estou falando de Farnésio Dutra e Silva, mais conhecido como Dick Farney. Cantor, compositor e pianista, Dick aprendeu piano ainda na infância. Natural do Rio de Janeiro, cantou em programa de rádio e foi pianista de banda, sobretudo por sua influência e aproximação com a canção norte-americana.

Entre tantas canções imortalizadas por sua voz, temos Copacabana, Marina, Um cantinho e você, Meu Rio de Janeiro, A saudade mata a gente, Alguém como tu, Tereza da praia, Outra vez, Este teu olhar, Se é por falta de adeus, A noite do meu bem, Você, Insensatez, Fotografia, Castigo, Preciso aprender a ser só, Apelo, Fim de caso, O amor em paz, etc.

Por sua ligação com a música estrangeira, Dick representou bem o Brasil lá fora, sempre por onde passou e até hoje é um dos nomes mais lembrados no quesito intérprete brasileiro pelos americanos, juntamente com Tom e João. Trata-se de um verdadeiro patrimônio nacional que partiu em 1987 e a música brasileira guarda em sua memória e nas canções imortalizadas por ele que ecoam por aí sempre!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Vinícius Faustini disse...

Dick Farney tem um curiosíssimo epíteto: A VOZ DE TRAVESSEIRO. Acredito que seja por causa da suavidade de sua voz, que parece de veludo.

Farney tem gravações muito bonitas mesmo, que bom que você relembrou em sua postagem. O dueto com Lúcio foi memorável, em especial porque eram os cantores mais importantes da Bossa Nova.

Abraços, homem!

Vinícius Faustini