terça-feira, 24 de agosto de 2010

Os Músicos do Brasil - 13

Recentemente, partiu para a eternidade um dos maiores músicos não apenas desse país, mas do planeta: o arranjador, clarinetista e saxofonista Paulo Moura. Natural de São José do Rio Preto/SP, herdou da família a paixão por instrumentos de sopros, pois era filho de clarinetista e irmão de trombonista e trompetistas. Seu primeiro registro fonográfico foi com a orquestra que acompanhou Dalva de Oliveira na gravação de Palhaço, de Nelson Cavaquinho.

A lista de artistas que já trabalharam com Paulo Moura em seus shows, cds ou simples apresentações é vasta e entre eles, encontramos Dolores Duran, Wagner Tiso, Marisa Monte, Roberto Carlos, Milton Nascimento, João Bosco, Ney Matogrosso, João Donato, Tom Jobim, entre outros.

Paulo nos deixou em julho desse ano, mas a lembrança de seu trabalho genial, perfeccionista e refinado está presente nos discos e na memória da música brasileira que tem nele um dos mestres a ser estudado pelas futuras gerações!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu gosto bastante dessas homenagens, principalmente quando eu, que conheço tão pouco acerca do vasto universo da MPB, descubro ou redescubro nomes de artistas memoráveis.
Paulo Moura partiu do plano físico, mas continuará influenciando os músicos da posteridade, que têm muito a aprender com a sua vasta experiência e o seu trabalho.

Beijos!