quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Os Músicos do Brasil - 15

Talvez a primeira grande musicista brasileira, pois é considerada por muitos como uma das fundadoras da música brasilera, hoje muitos músicos devem um pouco de suas carreiras à Francisca Hedwiges de Lima Neves Gonzaga, ou simplesmente Chiquinha Gonzaga. Pianista, compositora e regente, natural do Rio de Janeiro, Chiquinha venceu diversas barreiras para escrever seu nome na música brasileira e permitir que outros nomes posteriores e também contemporâneos a seu sucesso também se destacassem.

Vencendo vários preconceitos existentes na época contra os músicos e contra as mulheres, Chiquinha compôs a primeira marchinha carnavalesca: Ô abre alas. Destacando-se no chorinho, entre outros sucessos compostos, temos Lua branca, Atraente, Faceiro, Falena, Não venhas, Machuca, Brasileira, Namorados da lua, O namoro, Gaúcho, etc.

Chiquinha foi retratada em minissérie pela Globo em 1999, representada por Gabriela e Regina Duarte, e lançado em 2008 no formato Dvd. Vários intérpretes contemporâneos interpretaram algumas de suas canções como Joanna, Maria Bethânia, Ângela Maria, Daniela Mercury, Emílio Santiago, Alcione, Adriana Calcanhoto, Beth Carvalho, Milton Nascimento, Zé Ramalho, Renato Teixeira, etc. É interessante viajar no tempo e descobrir pessoas que muito contribuíram para nossa música nos dias atuais e isso é uma tarefa prazerosa de todo amante da música brasileira!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Chiquinha Gonzaga foi uma mulher extraordinária, verdadeiramente fascinante! Como vc ressaltou tão bem, ela é uma grande inspiração para os músicos brasileiros e deve servir, acima de tudo, como exemplo para todas as mulheres. Inovadora e muito à frente do seu tempo, Chiquinha Gonzaga demonstrou que o lugar da mulher é onde ela quer estar; onde se sente feliz, útil e produtiva.
E enfrentou o preconceito, a pobreza e muitas humilhações antes de se tornar uma figura admirada e respeitada pela sociedade brasileira.

Beijos!