quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Parece que eu sabia que hoje era o dia...

Ele é um grande nome da Jovem Guarda, referência desse movimento e lembrado entre os mais importantes dessa época: Wanderley Conti Cardoso. Natural de São Paulo/SP, ainda pequeno participava de programas infantis de calouros e realizou sua primeira gravação aos 13 anos, no final dos anos 50. Depois dos estudos, sua carreira é retomada nos anos 60, principalmente em 1964, quando lança seu primeiro disco.

Já na Jovem Guarda, adquire a referência de O bom rapaz, por conta da canção de mesmo nome. E emplaca outros vários sucessos como Meu amor brigou comigo, Promessa, Doce de coco, Socorro nosso amor está morrendo, É assim que eu te amo, Quando o amor se transforma em poesia, Minha namorada, Preciso tanto de você, entre outras. Wanderley também atuou em filmes e programas de Tvs, como foi o caso de Os trapalhões, em versão anterior à que mais conhecemos.

Atualmente, Wanderley se dedica ao repertório gospel e a seus eternos sucessos nos shows que faz país afora e sempre que temos algum momento de comemoração em relação à Jovem Guarda, seu nome é relembrado, como foi o caso das gravações dos discos de 1995 em comemoração aos 30 anos do movimento e dos vários shows que acontecem em diversos programas por conta desse período marcante de sua vida!

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Mazé Silva disse...

Olá, meu querido amigo Everaldo!

Muito bem lembrado você postar aqui no seu magnífico blog, o Wanderley Cardoso, que muito admiro desde a minha infância.

Sempre gostei muito das suas interpretações, de suas canções maavilhosas que fez grande sucesso na época da Jovem Guarda.

O nome dessas canções que citastes, todas são maravilhosas e muito bem cantadas por Wanderley e que veio a fazer muito sucesso.

A minha mana Ir.Eneide, freira da oredem vicentina das filhas de caridade,é uma fã ardorosa do Wandeco, lembro eu pequena ela copiava as canções dele ao ouvir pelo rádio, assim como eu fazia com as do Roberto, pois não tínhamos energia e nem tão pouco televisão.Um dia desses quando fui a Limoeiro do Norte minha terra natal, encontei esse caderninho que ela deixou antes de entrar no convento.

Gostaria que ele tivesse continuado a ter hoje o mesmo sucesso que fez na época da Jovem Guarda. Tenho saudade de ouvir a sua voz.
Se não me engano o Wandeley resolveu a incluir no seu repertório, canções Gospel, devido problemas seríssimo que ele teve de saúde e depois superou. Foi uma foma de agradecimento à Deus pela graça recebida e graças ao senhor, hoje ele está ainda exercendo a sua profissão de cantor e levando alegria por esse Brasil inteiro.

Parabéns Everaldo, pela matéria excelente. Gostei bastante de relembar esse grande artista.

Beijos da amiga,

Mazé Silva!