sábado, 25 de dezembro de 2010

Noite feliz

Essa sim está entre os dez maiores clássicos natalinos e não pode faltar em qualquer cd que se queira falar sobre essa época. Talvez seja a canção mais famosa dessa época, Noite feliz foi composta em 1818 na Áustria, pelo padre Joseph Mohr e sua tradução em português mais conhecida e divulgada (pois houveram outras), foi feito pelo frei Pedro Sinzig, tornando-se por seu tempo Domínio público.

Noite feliz é cantada em toda a parte do mundo. Lembro que na infância, aprendemos essa canção na escola e sempre foi muito lindo ver crianças cantando essa canção dentre os corais apresentados nessa época. Curioso é que além de Simone, Chitãozinho e Xororó e Roupa Nova, diversos artistas já registraram suas versões para esse clássico como Andrea Bocelli, Dionne Warwick, José Carreras, Luciano Pavarotti, Plácido Domingos, Nat King Cole, Whitney Houston, entre outros.

Natal simboliza reflexão, esperança, paz, amor fraterno, respeito humano e todos os elementos que Jesus Cristo nos dedica com esse gesto de se fazer homem para nos salvar, nascendo na forma mais humilde possível. Desejo a todos que esses e outros elementos cristãos estejam em todas as famílias hoje e que todos os dias possam ser Natal em nossos corações!

Noite feliz (Silent Night)
(Joseph Mohr, Franz Gruber e Frei Pedro Sinzig)

Noite Feliz, Noite Feliz
Oh! Senhor, Deus de amor
Pobrezinho, nasceu em Belém
Eis na lapa, Jesus, nosso bem
Dorme em paz, oh! Jesus!
Dorme em paz, oh! Jesus!

Noite Feliz, Noite Feliz
Oh! Jesus, Deus da luz!
Quão afável é teu coração
Que quiseste nascer nosso irmão
E a nós todos salvar!
E a nós todos salvar!

Noite Feliz, Noite Feliz
Eis que no ar vem cantar
Aos pastores, os anjos no céu
Anunciando a chegada de Deus
De Jesus Salvador!
De Jesus Salvador!

Feliz Natal e um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ontem mesmo fui a uma cantata de natal e devo dizer que "Noite Feliz" foi uma das canções executadas de forma mais bela, com o total envolvimento do público. Ela sintetiza bem esse espírito natalino de harmonia, paz e felicidade, que é único em todo o ano, mas que nos acompanha pela vida, ainda que inconscientemente.

Beijos!