terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sei que vou sentir saudade ao lado do meu violão...

Esse é também daqueles que já deveriam ter figurado por aqui: Nelson Antônio da Silva, o nosso Nelson  Cavaquinho. Referência das mais importantes no mundo do samba, teve a música nas veias, pois seu pai e seu tio eram músicos e organizavam rodas de samba nos finais de semana. Sua primeira canção, Não faça vontade a ela, passou desapercebida pelo público. 

Mas, sucessos posteriormente surgiram e emplacaram na memória da música brasileira e entre eles podemos destacar Palhaço, Amor que morreu, A flor e o  espinho, Pranto de poeta, Degraus da vida, Folhas secas, Luz negra, Rugas, entre tantos outros, interpretados também por outros artistas como Chico Buarque, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Dalva de Oliveira, Martinho da Vila, Leci Brandão, Cazuza, Emílio Santiago, Clara Nunes, Alcione, Elis Regina, Nelson Gonçalves, Orlando Silva, etc.

Entre seus principais parceiros na composição estão Guilherme de Brito, Cartola e Paulo César Pinheiro. Nelson partiu para a eternidade em 1986, mas possui cadeira cativa na música brasileira, sobretudo no mundo do samba onde sempre será uma perfeita referência de boa música!

Um forte abraço a todos!

domingo, 29 de agosto de 2010

Olhando as estrelas - 7

A Série Olhando as estrelas apresenta dois grandes mestres da música brasileira que já trabalharam juntos em diversos momentos de sua carreira: Simone e Ivan Lins tiveram encontros memoráveis, em gravações de discos, shows, etc. No especial de 1993 da cigarra na tv Globo por seus vinte anos de carreira, Ivan foi um dos convidados principais e sempre em suas entrevistas, ela frisa a importância fundamental dele e do Milton em sua carreira. Ivan, por sua vez, destaca a cigarra como grande intérprete de alguns de seus clássicos, imortalizando alguns deles.

Simone imortalizou Começar de novo, tanto que até o Ivan ficou preocupado em interpretá-la depois da cigarra. Além desta, já gravou Vitoriosa, Novo tempo, Desesperar jamais, É festa, Dandara, Saravá Saravá, Parei contigo e todo o repertório do cd Baiana da gema, de 2004, só com composições inéditas de Ivan. Além disso, são inúmeros os encontros de ambos em shows, ou dvds, como é o caso dos dvds já abordados aqui: Cantando histórias do Ivan, em que eles cantam Começar de novo, ou no dvd Simone ao vivo de 2005, em que cantam Dandara e Vitoriosa, em foto que você vê acima.

Simone está certíssima quando afirma que Ivan é uma das pessoas fundamentais para sua carreira, não apenas pelas canções que já ofereceu como compositor, mas também por suas participações e contribuições mais que diretas nos trabalhos da cigarra que retribui sendo uma de suas principais intérpretes e com toda essa amizade e parceria musical, ganhamos nós, apreciadores da boa música brasileira, aqui representada por esses mestres!

Um forte abraço a todos!

sábado, 28 de agosto de 2010

Oceano

Dizer que essa canção é um clássico da música brasileira é chover no molhado. Mas, é sempre bom lembrar o quanto é gostoso de se apreciar esse tipo de canção. Oceano foi lançada em 1989 e foi tema da novela global Top Model. Mas, ela se tornou maior que tudo isso, sendo talvez o maior sucesso do Djavan.

Muitos cantores da noite geralmente a incluem em seu repertório, já gravada também por Caetano Veloso, Richard Clayderman e Tim Maia. Apesar de ter grande parte da sua letra voltada para um amor partido, doído, temos grandes declarações românticas em um amor infinito e imensurável:

Oceano
(Djavan)

Assim que o dia amanheceu
Lá no mar alto da paixão,
Dava prá ver o tempo ruir
Cadê você? Que solidão!
Esquecera de mim?

Enfim, de tudo o que há na terra
Não há nada em lugar nenhum
Que vá crescer sem você chegar
Longe de ti tudo parou
Ninguém sabe o que eu sofri

Amar é um deserto e seus temores
Vida que vai na sela dessas dores
Não sabe voltar me dá teu calor

Vem me fazer feliz porque eu te amo
Você deságua em mim e eu oceano
E esqueço que amar é quase uma dor

Só sei viver se for por você...

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Quem chora no meu ombro, eu juro que não vai embora...

A música brasileira é riquíssima sobretudo pela versatilidade de artistas e ritmos que oferece a seu público também eclético, como esses ritmos aos quais me refiro. No caso da música raiz, sertaneja, temos uma dupla com mais de sessenta anos de carreira, uma dupla feminina, As Irmãs Galvão, hoje, conhecidas apenas como As Galvão.

Formada pelas irmãs Mary Zuil Galvão, natural de Ourinhos/SP e Marilene Galvão, de Palmital/SP, a dupla tem a música em sua vida desde cedo, quando aprenderam a tocar violão. Passaram em várias rádios e em 1952 gravaram seu primeiro disco. E engana-se quem pensa que a dupla só canta moda de viola ou algo do gênero sertanejo raiz, pois já gravaram outros compositores como Chico Buarque, Raul Seixas, Cartola, Baden Powell, João Bosco e Vinícius de Moraes.

Mas, é no repertório sertanejo que a dupla preenche a maior parte dos seus sucessos em clássicos como Tristeza do Jeca, Beijinho doce, No calor dos teus braços, Pedacinhos, Galopeira, Chico mineiro, Cabecinha no ombro, Cabocla Teresa, Chalana, Meu primeiro amor, entre outros sucessos que só perpetuam uma dupla que tem um público fiel e um dever sempre cumprido com a música raiz do Brasil!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Os Músicos do Brasil - 13

Recentemente, partiu para a eternidade um dos maiores músicos não apenas desse país, mas do planeta: o arranjador, clarinetista e saxofonista Paulo Moura. Natural de São José do Rio Preto/SP, herdou da família a paixão por instrumentos de sopros, pois era filho de clarinetista e irmão de trombonista e trompetistas. Seu primeiro registro fonográfico foi com a orquestra que acompanhou Dalva de Oliveira na gravação de Palhaço, de Nelson Cavaquinho.

A lista de artistas que já trabalharam com Paulo Moura em seus shows, cds ou simples apresentações é vasta e entre eles, encontramos Dolores Duran, Wagner Tiso, Marisa Monte, Roberto Carlos, Milton Nascimento, João Bosco, Ney Matogrosso, João Donato, Tom Jobim, entre outros.

Paulo nos deixou em julho desse ano, mas a lembrança de seu trabalho genial, perfeccionista e refinado está presente nos discos e na memória da música brasileira que tem nele um dos mestres a ser estudado pelas futuras gerações!

Um forte abraço a todos!

domingo, 22 de agosto de 2010

CD Julio Iglesias - Romances

Em 1989, Roberto Carlos e Julio Iglesias planejavam gravar um disco juntos, idéia vinda do Julio, que sempre admirou nosso cantor, inclusive regravando 20 anos antes a canção Sentado à beira do caminho. Mas, por motivos contratuais entre o rei do Brasil e gravadora, o projeto foi adiado. Julio então gravou o projeto Raízes, que aqui no Brasil foi lançado pelo título de Romances.

São seis faixas, seis medleys voltados para seis estilos parecidos e unidos por um de seus maiores intérpretes. É o caso do primeiro medley intitulado Latino e que traz os clássicos em espanhol: Tres palabras, Perfídia, Amapola, Noche de ronda, Quizas quizas quizas, Adios e El manicero. Ainda nesse idioma, temos Caballo viejo e Bamboleo, na segunda faixa e, exclusivamente em homenagem ao México, temos: Media vuelta, Se me olvido otra vez, Y, Mexico lindo, Al jalico no te rajes e La bamba, na terceira faixa.

A quarta faixa traz um medley brasileiro com Desafinado, Mas que nada, Manhã de carnaval, Aquarela do Brasil, Tristeza, Maria ninguém e Samba do orfeu. A quinta faixa homenageia a Itália com Torna a surriento, Quando m´innamoro, T´ho voluto bene, O sole mio e Quando quando quando. Por fim, a sexta faixa apresenta a cultura francesa com Ne me quitte pas, Que c´est triste Venise, Et maintenant e La vie en rose.

Trata-se de um cd lindo, gostoso de ouvir, cheio de clássicos e com aquela sonoridade ímpar de um cantor que não é clássico apenas nesses países aos quais prestou homenagem, mas no mundo todo que ama o trabalho do Julio e sonha realmente em um dia presenciar esse acontecimento em cd entre ele e o rei Roberto Carlos, digo em cd, porque cantar, eles já cantaram juntos, mas isso é assunto para um futuro capítulo da série Olhando as estrelas. E que estrelas, hein?

Um forte abraço a todos!

sábado, 21 de agosto de 2010

O que é que há

Todos já sabem que sinto muita falta das canções românticas da década de 80, pois vez por outra temos relembrados juntos algumas das mais belas letras que fizeram dessa década a melhor, a meu ver, em termos de paixão. E todos concordam em afirmar que Fábio Jr. é mestre em canções desse tipo, sobretudo nessa fase da música brasileira.

O que é que há é um clássico do repertório do Fábio e também da música brasileira. Quase não pode ficar de fora  de seus shows e, consequentemente dos seus dvds. Trata-se de um casal que parece estar se distanciando, mas que de repente, um chama a atenção do outro para os segredos do amor de quais são cumplices!

O que é que há
(Fábio Jr. e Sérgio Sá)

O que é que há?
O que é que tá
Se passando com essa cabeça?

O que é que há?
O que é que tá
Me faltando prá que eu te conheça melhor?

Prá que eu te receba sem choque
Prá que eu te perceba no toque das mãos
O teu coração

O que é que há?
Porque é que há tanto tempo
Você não procura meu ombro?

Porque será?
Porque será que esse fogo
Não queima o que tem prá queimar?

Que a gente não ama
O que tem prá se amar
Que o sol tá se pondo
E a gente não larga essa angústia do olhar?

Ah! Telefona!
Não deixa que eu fuja
Me ocupa os espaços vazios

Me arranca dessa ansiedade
Me acolhe, me acalma
Em teus braços macios
Macios...

O que é que há?...

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Eu quis fugir, baby, daqui...

Na década de 90, em meio a tantas febres de ritmos que estouravam em todo o país, surgiram alguns artistas que poderiam ter ficado conosco sempre em nossas rádios e em nossa música. Uma delas é Vanessa Teixeira Rangel, ou simplesmente Vanessa Rangel. Tô falando "poderiam ter ficado conosco" porque hoje em dia não sei dela, o que faz, se ainda canta, etc. Mas, o certo é que contribuiu com alguns hits para a música brasileira em determinados momentos.

Vanessa é cantora, compositora, violonista e estourou no país em 1997 com a canção Palpite, tema da novela Por amor. Dois anos antes, já iniciava a carreira artística, cantando em espaços culturais cariocas. Natural de Niterói, a criadora de Palpite, viu sua canção subir o topo das paradas de várias rádios país afora, em seu primeiro trabalho que também trazia a regravação de Acontece, do Cartola. Palpite também fez sucesso no axé, regravada pelo grupo Terra Samba.

Em 2000, com seu segundo cd, emplacou na novela Vila Madalena, sua canção Do avesso, além de apresentar nesse trabalho outras canções como Paisagem na janela. Lembro também de ouvir outro sucesso dela que foi Leve-me daqui. Depois disso se pergunta: por onde anda Vanessa Rangel, pois em um país onde tantos ritmos, estilos e artistas dos mais variados fazem e continuam suas carreiras, sempre com seus públicos, não parece ser justo se esquecer no passado uma artista assim!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Os compositores do Brasil - 30

Ele é conhecido por ser o Negro gato, por conta de sua principal criação. Tornou-se um dos maiores compositores da Jovem guarda e referência desse movimento para intérpretes que, posteriormente resolveram o gravar: Getúlio Francisco Côrtes, o Getúlio Côrtes. Natural do Rio de Janeiro, começou dublando artistas norte-americanos e depois passou a atuar como violonista, até ser descoberto como compositor já na Jovem Guarda.

Entre vários intérpretes de seus sucessos, além de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, temos Luiz Melodia, Marisa Monte, Renato e seus blue caps, Eduardo Araújo, José Augusto, Eduardo Lages, Leonardo, Paulo Ricardo, Fagner, Golden boys, etc. E que sucessos são se sua autoria? Você já deve ter ouvido coisas como Quase fui lhe procurar, Esqueça e perdoe, Noite de terror, O feio, O sósia, O tempo vai apagar, Atitudes, O gênio, Eu só tenho um caminho, Por motivo de força maior, Pega ladrão, Nada tenho a perder, Uma palavra amiga, entre outras.

Getúlio continua sendo o eterno Negro gato e faz shows, concedendo entrevistas simpáticas, país afora. Suas canções estão na boca do povo e nos principais shows dos mais variados artistas citados acima, como uma prova de que o bom compositor continua na memória da música brasileira, sempre onde suas melodias e letras são entoadas!

Um forte abraço a todos!

domingo, 15 de agosto de 2010

DVD Roque Santeiro

Todos que me conhecem sabem que desde a infância acompanhei grandes novelas globais e sempre cito ao menos umas dez entre as preferidas. Tieta, Que rei sou eu, Rainha da sucata, Sassaricando, O salvador da Pátria, Mulheres de areia, Lua cheia de amor, Brega e chique, Pedra sobre pedra, enfim, são muitas novelas que fazem parte do meu imaginário de criança e adolescente. Inclusive, sempre gostei dos temas musicais das novelas, destacando isso em uma postagem e, posteriormente as letras de algumas, vez por outra figuram de forma especial se associando a esses inesquecíveis personagens.

Pois bem, agora, podemos ter uma delas em nossa casa. Isso mesmo, Roque Santeiro, sucesso de 1985 está compactada em 16 dvds, vendidos em um box pela Som Livre e encontrados no próprio site e também em lojas como a Livraria Cultura. Dessa forma, podemos ter em nossos lares a trama que tanto nos alegrou e nos emocionou nos anos 80 e entender que boa novela não precisa girar em torno de um vilão e de um mocinho. Viúva Porcina, Roque Santeiro, Sinhozinho Malta, Pe. Hipólito, Sr. Florindo, D. Pombinha, Mocinha, Professor Astromar, Zé das Medalhas e tantos outros estarão em nossos lares nos divertindo.

Foi dessa novela que escutamos grandes hits como De volta pro aconchego com Elba Ramalho, Dona com Roupa Nova, Sem pecado e sem juízo com Baby do Brasil, Isso aqui tá bom demais com Dominguinhos e Chico Buarque, A outra com Simone, Chora coração com Wando, Mistérios da meia-noite com Zé Ramalho, Vitoriosa com Ivan Lins, entre outras que caracterizaram a melhor novela de todos os tempos. "Tô certo, ou tô errado"?

Um forte abraço a todos!

sábado, 14 de agosto de 2010

As cidades cantadas - 11

Goiânia/Go só faz aniversário em 24 de outubro, mas já foi cantada por vários artistas, entre eles Sérgio Reis e Leandro e Leonardo, na canção Rumo a Goiânia. E é essa terra presente na Região Centro-oeste do Brasil que vem hoje abrilhantar essa série que põe juntos música e geografia, unindo cidades às suas homenagens.

Cantada por muitos sertanejos, é na gravação de Leandro e Leonardo, perpetuada por Leonardo, que Rumo a Goiania ganhou conhecimento nacional, sobretudo ao expressar a saudade de alguém que vai da cidade grande, no caso São Paulo, passa por diversas outras cidades e o coração pulsa cada vez mais forte, de volta à sua querida terra:

Rumo a Goiânia
(Paiva)

É noite o carro está rugindo parecendo fera
Voando baixo em Campinas, na via Anhanguera
Já estou vendo ao longe a linda e doce Ribeirão
Toda iluminada feito um céu no chão
Na noite azulada de uma primavera

A saudade já não cabe no meu coração
Grudadas como faz na estrada, os pneus no chão
Uberaba e Uberlândia já deixei prá trás
Em Itumbiara, entrando em Goiás
Quase que eu decolo feito um avião

Heeeei! Goiânia!
Não deu prá segurar a barra, então eu voltei
Heeeei! Goiânia!
Avisa aqueles olhos lindos que eu já cheguei

Esses olhos reluzentes que eu busco agora
Se me chamam com desejo, prá mim não tem hora
É por isso que eu ando em alta rotação
Feito um asteróide na escuridão
O motor do carro parece que chora

O sol agora está nascendo, está chegando o dia
Mas sei que valeu a pena tanta correria
Eu quero estar nos braços dela daqui a pouquinho
Pois passei a noite voando sozinho
Dentro desse carro pela rodovia

Heeeei! Goiânia!
Não deu prá segurar a barra então eu voltei
Heeeei! Goiânia!
Avisa aqueles olhos lindos que eu já cheguei

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Devolvi suas cartas amorosas...

Uma das cantoras mais populares desse país, Idenilde de Araújo Alves da Costa. Com esse nome,  poucos conhecem, mas Núbia Lafayette, todos já ouviram, sobretudo pelas serestas país afora. Natural de Assu, interior do Rio Grande do Norte, Núbia mudou-se para o Rio de Janeiro com apenas três anos de idade, começando sua carreira artística na década de 50, na era dos rádios.

O nome artístico foi uma sugestão do compositor Adelino Moreira, de quem recebeu seus maiores sucessos. Fã declarada de Dalva de Oliveira, Núbia sempre deixou transparecer essa influência, passando também a influenciar posteriormente outros nomes como Fafá de Belém, Tânia Alves, Alcione e Elymar Santos. Entre seus sucessos podemos destacar Seria tão diferente, Solidão, Negue, Devolvi, Casa e comida, Matriz ou filial, Lama, Fracasso, Ninguém é de ninguém, Alguém me disse, entre outras.

Núbia partiu para a etenidade em 2007. Fica a certeza de que muitos amaram ao som de suas músicas e foram felizes com sua voz, perpetuada hoje e sempre por fãs que a escutam e, vez por outra, entoam alguns de tantos sucessos românticos lembrados e importalizados por sua voz!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Você queria ser o grande herói das estradas...

Este é um dos artistas daqueles que já deveriam constar aqui há mais tempo, mas como tudo tem sua hora, aqui está Salomão Borges Filho, mais conhecido por Lô Borges. Natural de Belo Horizonte/MG, Lô é mais um grande nome fundador do famoso Clube da Esquina, junto com seu irmão Márcio e tantos outros já comentados por aqui como Milton, Beto, Brant e Tiso.

Depois do disco Clube na esquina, lançou em 1973 seu primeiro disco. Já teve suas canções interpretadas por nomes como Milton Nascimento, Nana Caymmi, Simone, Gal Costa, Caetano Veloso, Flávio Venturini, Nando Reis, Elba Ramalho, Skank e Elis Regina. E entre tantos sucessos de seu repertório, podemos citar Paisagem na janela, Clube da esquina nº 2, O trem azul, Quem sabe isso quer dizer amor, Para Lennon e Mac´Cartney, Tudo que você podia ser, Dois rios, Nuvem cigana, etc.

Lô Borges faz parte não apenas da história do Clube da esquina ou da música mineira, mas já é parte fundamental da música brasileira, que ajuda a divulgar no exterior e Brasil afora, em seus shows e com seu público fiel, presente em seus shows e com suas canções na ponta da língua!

Um forte abraço a todos!

domingo, 8 de agosto de 2010

Meu velho

Nos anos anteriores apresentei aqui duas das canções mais executadas hoje em homenagem aos pais: Pai, de Fábio Jr. e Meu querido meu velho meu amigo do Roberto. Outra canção que muito emociona a todos os papais, especialmente na data de hoje é Meu velho, na interpretação do Altemar Dutra, também regravada posteriormente pelo José Augusto com a inclusão da voz do Altemar em um lindo dueto.

Em uma data tão importante, onde nos lembramos dos ensinamentos paternos, somos felizes por termos canções como essas, verdadeiros hinos e que são executadas em tempos tão dificéis em que filhos já não têm, nem demonstram tanto amor por seus pais nem o respeito devido. Altemar Dutra Jr., filho de Altemar também a canta e deve hoje e sempre lembrar de seu amado pai ao soltar a voz em:

Meu velho
(José e Piero, Versão de Nazareth de Brito)

É um bom tipo meu velho
Que anda só e carregando
Sua tristeza infinita
De tanto seguir andando

Eu o estudo desde longe
Porque somos diferentes
Ele cresceu com os tempos
Do respeito e dos mais crentes

Velho, meu querido velho
Agora caminha lento
Como perdoando o vento
Eu sou teu sangue meu velho
Teu silêncio e o teu tempo

Seus olhos são tão serenos
Sua figura é cansada
Pela idade foi vencido
Mas caminha sua estrada

Eu vivo os dias de hoje
Em ti o passado lembra
Só a dor e o sofrimento
Tem sua história sem tempo

Velho, meu querido velho
Agora caminha lento
Como perdoando o vento
Eu sou teu sangue meu velho
Teu silêncio e teu tempo

Um forte abraço a todos!

sábado, 7 de agosto de 2010

Ney Matogrosso Vivo

Ney Matogrosso é um artista de muitos discos ao vivo. Por si só apresenta uma arte apreciável e quem curte seu trabalho com afinco sabe melhor que eu que tudo isso é uma verdade. Eu conheço pouco do Ney, mas gostei bastante desse trabalho, intitulado de Vivo e que traz os maiores sucessos de sua carreira, além de interpretações mais recentes e sempre marcantes.

Esse projeto também foi lançado em dvd em 2000 e possui as canções Mulher barriguda, Com a boca no mundo, Miséria no Japão, Vira-lata de raça, Novamente, Poema, Mesmo que seja eu, Faço de tudo, A balada do cachorro louco, O vira, Exagerado, Bomba H, O último dia, A cara do Brasil, Sangue latino, Rosa de Hiroshima, Balada do louco, Homem com H, Pro dia nascer feliz e Metamorfose ambulante. O dvd ainda traz Olhos de farol, Fazê o quê?, Garota Nacional  e bis em Poema e Miséria no Japão.

Olhando por aí, com um repertótio desses e com a sempre arte do Ney não há quem questione a qualidade dessa obra-prima e não a qualifique como um grande presente para os amantes da boa música e para quem curte a obra do Ney, pois ter em sua casa um dos melhores se não o melhor trabalho realizado por ele é algo genial, afinal todos seus trabalhos, carregados de muito profissionalismo, podem ser considerados os melhores!

Um forte abraço a todos!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Caia na gandaia, entre nessa festa...

A Era das discotecas foi uma febre em terras brasileiras, marcado por muita dança e por um grupo vocal feminino chamado As Frenéticas, tendo como integrantes: Lidoka Martuscel, Sandra Pêra, Leiloca Neves, Regina Chaves, Dudu Moraes, Edyr de Castro, Cláudia Borioni e Patrícia Boechat. Com incentivo de Nelson Motta e tendo a produção de Liminha, o primeiro disco já contou com o sucesso Perigosa, parceria de Nelson, Rita Lee e Roberto de Carvalho, já representando grandes vendagens para o grupo.

Foi com Dancin Days que se tornaram conhecidas nacionalmente e emplacaram sucessos posteriores como O preto que satisfaz, Ai! se eles te pegam, É que nessa encarnação eu nasci manga, Você escolheu o super-herói errado, Vingativa, A felicidade bate a sua porta, Perigosas peruas, etc. O grupo também participou de outros trabalhos, como foi o caso do Lp Erasmo Carlos convida, dividindo com o tremendão a faixa Se você pensa.

As Frenéticas foi um grupo muito marcante, mas que se desfez e se refez várias vezes. Recentemente, com novas formações, mas mantendo alguns membros antigos trabalharam em várias apresentações, sempre com uma receptividade legal e um momento ímpar nas lembranças de quem viveu esses momentos felizes! Curioso foi não ter encontrado fotos com todos os integrantes, mas com a formação clássica, postada acima!

Um forte abraço a todos!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

No meio da couve-flor tem a flor...

Jorge Henrique Mautner é daqueles artistas que compõe a lista de grandes nomes, pelo trabalho e pelo tempo que esse trabalho é prestado à música brasileira, sempre com uma qualidade ímpar. Compositor, músico e escritor, estudou violino ainda na infância com seu pai e mais tarde piano e bandolim. Sua primeira canção foi composta em 1958, sob o título de Olhar bestial.

Jorge já foi regravado por vários artistas como Fagner, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Wanderlea, Chico Science, Zé Ramalho, entre outros. E entre muitas canções compostas durante toda sua carreira, podemos destacar Maracatu atômico, Vampiro, Eu não peço desculpas, Todo errado, Samba dos animais, Cinco bombas atômicas, Lenda do Pégaso, Vida cotidiana, Aeroplanos, Lágrimas negras, Orquídea negra, Morre-se assim, etc.

Jorge é daqueles artistas que mesmo sem ser tão conhecido, tem seu público cativo e faz sempre seus shows país afora, sempre com canções inteligentes e ricas em metáforas. Sua aproximação com Caetano e Gil o tornou mais conhecido e popular. Aqui em Pernambuco, Chico Science imortalizou seu Maracatu atômico. Interessante também foi sua participação recente no show Coisas de Jorge, junto com os outros "Jorges" da música brasileira: Benjor, Vercilo e Aragão.

Um forte abraço a todos!

domingo, 1 de agosto de 2010

Erasmo Carlos Rock 'N' Roll

Um dos poucos projetos inéditos lançados recentemente é o trabalho do tremendão Erasmo Carlos, intitulado de Rock 'N' Roll, onde Erasmo volta a suas origens e faz um trabalho altamente voltado para o rock com composições inéditas, novas parcerias e também um lançamento quase improvável: o trabalho também saiu com cópias limitadas de vinil e vem com texto de Rita Lee em todas as suas versões.

Produzido por Liminha, esse trabalho comemora os 50 anos de carreira do tremendão em grande estilo, pois além de assinar as doze composições, são apresentadas parcerias inéditas como Chuva ácida e Noturno carioca com Nelson Motta, Noite perfeita e A guitarra é uma mulher com Chico Amaral (Skank), Um beijo é um tiro e Mar Vermelho com Nando Reis e Celebridade com Liminha e Patrícia Travassos.

O carro-chefe do cd é Cover, assinada apenas por Erasmo e funciona como uma espécie de protesto, pois ele nunca se deparou com um cover seu. Com letras geniais, coisas típicas do tremendão, temos ainda Jogo sujo, Olhar de mangá, Vozes da solidão e Encontro às escuras. Várias mulheres são citadas e homenageadas em Olhar de mangá, coisas que Erasmão sabe fazer muito bem em um cd gostoso de se ouvir e de se celebrar na tão escassa música brasileira atual!

Um forte abraço a todos!