terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Terceiro Festival da Música Popular Brasileira - 1967 - Parte 01

Em virtude do lançamento do Dvd Uma noite em 67, vamos comentar durante as postagens de hoje até domingo sobre esse Festival que mudou a história da música brasileira, sem desmerecer os demais. O terceiro Festival da Música Popular Brasileira é hoje lembrado simplesmente como Festival da Record de 1967 ou mais sucintamente como o Festival de 67.

É claro que esse tema não se trata como algo sucinto, pela grandiosidade que foi esse evento. Mas, vamos tentar lembrar um pouco o que foi um marco na carreira de muitos artistas envolvidos e dos rumos que a música brasileira tomava naquele instante, diante de tantos acontecimentos que envolvia o país há mais de 40 anos atrás!

De um modo geral, os Festivais foram importantes porque deles surgiram grandes intérpretes que aí estão e fazem escola, sendo tais acontecimentos portas para o acontecimento nacional de vários artistas, como é o caso de Milton Nascimento, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Djavan, Sandra de Sá, Guilherme Arantes, Emílio Santiago, etc. Movimentos musicais também fincaram suas raízes nesses eventos, como é o caso da Tropicália.

Sérgio Ricardo quebra e lança o violão à platéia, sob vaias.
Mas, creio que a importância do Festival de 67 se dá pelo motivo de solidificar o evento como algo importantíssimo dentro da música brasileira e ao mesmo tempo reunir tantos grandes nomes emergentes ou não em um só palco. Sem falar do público que virou um espetáculo a parte com suas vaias e suas surpresas, como o episódio em que Sérgio Ricardo, já descontente com tanta vaia e desrespeito por não conseguir apresentar seu número Beto bom de bola, quebrou o violão, o arremessando à platéia, em uma imagem histórica não só dos Festivais, mas para a Televisão Brasileira!

Na próxima quinta: as cinco canções mais bem colocadas no Terceiro Festival da Música Popular Brasileira, que aconteceu na noite do dia 21 de outubro de 1967, no Teatro Paramount em São Paulo, apresentado pela Tv Record e que reuniu em um mesmo palco nomes como Edu Lobo, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e Roberto Carlos, além de Elis Regina, Nara Leão, Dori Caymmi, Rita Lee, Nana Caymmi, Jair Rodrigues, Martinho da Vila e o grupo MPB - 4, entre outros.

Um forte abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro amigo cearense, Everaldo

Foi com muita emoção que li esta postagem, haja visto que estava com os meus 13 aninhos, assistindo - não me lembro mais se ao vivo - a este Festival e especificamente, a este dia da façanha do então Sérgio Ricardo.

Quanto à sua atitude, hoje entendo que não foi lá uma atitude plausível de uma boa conduta, mas na época até eu fiquei irritado com aquelas vaias.

Certa feita aprendi no colégio que a vaia constitui uma grande falta de educação. Não obstante, a reação dele pela humilhação que passava naquele momento foi até compreensível. Um promotor me disse certa feita que até um homem bom mata, por impulso.

O fato é que como tudo na vida tem seus momentos agradáveis ou não, um movimento tão sublime da música brasileira, também ficou marcado com aquela cena.

Ademais, era prazeroso ficar na frente da televisão em preto e branco na espera de ver quem venceria o Festival, bem como acompanhar toda aquela trajetória de rumo que tomaria a nossa cultura musical.

Só "monstros", não é mesmo? ehehehe!!!

E o nosso Rei lá! Cantando como nunca e sem saber que iria em meados de 1968, terminar com o seu movimento jovemguardista que tanto nos agradava nas tardes de domingo.

Parabéns Everaldo pelo belíssimo trabalho de resgate daquilo que foi, é e será sempre o maior dos movimentos culturais de nossa MPB.

Abraços!
Bottary

Anônimo disse...

No documentário, o próprio Sérgio Ricardo diz que não teria uma atitude como aquela novamente. Coisa de menino, que não está habituado aos percalços da vida pública.
Mas é evidente que aquelas vaias envergonharam não só ao intérprete, mas a todos aqueles que assistiram ao seu constrangimento. Uma cena lamentável: mais pela má educação do público do que pela reação do artista.

Beijos!