sábado, 26 de fevereiro de 2011

Me segura se não eu caio...

Com a proximidade do carnaval, aqui em Recife, Olinda, toda Região Metropolitana e por que não dizer, todo Estado de Pernambuco se voltam para essa festa que tem no frevo seu ápice musical. E entre os intérpretes desse evento popular, destaca-se, como ressaltado em outros anos, Alceu Valença e seus clássicos que não param de tocar, sobretudo nas ladeiras de Olinda.

E o mais curioso é que em apenas duas estrofes, essa canção descreve bem o que acontece com a maioria dos foliões que escolhem Olinda para frevar até a quarta-feira, algo evidente já no início da letra, quando cita os Quatro cantos, bairro dessa cidade que abraça o frevo e os foliões que por aqui passam e plantam suas saudades nas danças, comidas, bonecos e em todas as manifestações culturais desse espaço!

Me segura se não eu caio
J. Michilles

Nos quatro cantos cheguei
E todo mundo chegou
Descendo ladeira, fazendo poeira
Atiçando o calor

E na mistura colorida da massa
Fui bater na praça a todo vapor
Descambei passando pelos bares
Cheirei a menina e voei pelos ares
No pique do frevo caí como um raio

Me segura que senão eu caio
Me segura que senão eu caio...

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

É a única coisa que eu realmente gosto no carnaval: a sua tradição.
Se, algum dia, o frevo e as velhas marchas carnavalescas forem substituídas por eletrônicos, axé ou coisas do gênero, a festa da alegria, em Pernambuco, vai se transformar em evento de lamentação.
Ao menos pra quem vivenciou, algum dia, a magia das suas tradições.

Beijos!