quinta-feira, 7 de abril de 2011

Meu pedaço de universo é no teu corpo...

Esse é o Taiguara Chalar da Silva, ou simplesmente Taiguara. Natural de Montevidéu, Uruguai, Taiguara veio para o Brasil com 4 anos de idade, ganhou um piano do avô aos 8 anos e aos 10, já compunha. Influenciado por diversos ritmos como guarânias, bossa nova, pop rock e sambas, sua carreira despontou aos 18 anos quando cantou na noite e gravou seu primeiro disco, dois anos depois.

Teve algumas de suas canções censuradas, sofrendo com a repressão de presenciar mais de cem canções proibidas. Mas, emplacou grandes sucessos como Hoje, Universo do teu corpo, Piano e viola, Amanda, Tributo a Jacob do Bandolim, Viagem, Berço de Marcela, Teu sonho não acabou, Geração 70, Que as crianças cantem livres, entre outras. Passou um tempo fora do país, aprendendo outros estilos musicais. Ao voltar ao país, não encontra mais o mesmo sucesso.

Taiguara partiu para a eternidade em 1996. Suas canções são lembradas por vários artistas da noite e alguns colegas como Emílio Santiago, Pery Ribeiro, Angela Maria, Claudia, Evinha, Agnaldo Timóteo, Célia, Orlando Silva, Roupa Nova e Erasmo Carlos, entre outros.

Um forte abraço a todos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Seria interessante que vc mostrasse aqui no blog algumas letras de Taiguara, para que os visitantes possam relembrá-lo sempre. Isso é muito importante para que as lembranças sobre o artista não caiam no esquecimento.
Esse é mais um exemplo do quanto o governo ditatorial possuia um verdadeiro "talento" para vetar o que realmente fazia sentido e enriquecia a música e a alma do povo brasileiro.

Beijos!