quinta-feira, 16 de junho de 2011

Os Músicos do Brasil - 23

Esse é um grupo instrumental - vocal que existe desde 1970, dedicados à música nordestina e ao foclore brasileiro, formado por Antônio Alves (Toinho), Marcelo Melo, Luciano Pimentel, Fernando Filizola e Alexandre Johnson, todos pernambucanos, com exceção de Marcelo, que é paraíbano. O grupo usa instrumentos comuns como flauta transversal, viola sertaneja, violão, bateria e baixo acústico, além de instrumentos primitivos, como apito de arremedo, matraca, triângulo, ganzá e flauta de latão.

Seus primeiros shows foram em Universidades, até serem descobertos por Gilberto Gil e exaltados por Caetano Veloso. Constam no repertório desses músicos clássicos nordestinos e nacionais como Disparada, Asa Branca, Leão do norte, Vozes da seca, Tenho sede, Assum preto, Agreste, Procissão, Sebastiana, Xote das meninas, Numa sala de reboco, entre outras.

Com dois fundadores do grupo partindo para a eternidade, Luciano (em 2006) e Toinho (em 2008), além de algumas mudanças e substituições, O Quinteto Violado conta em sua formação atual com Marcelo Melo (voz, violão e viola) Ciano Alves (flautas e violão) Roberto Medeiros (percussão e voz) Dudu Alves (teclados e voz) Sandro Lins (baixo) e seguem divulgando o trabalho preciosíssimo desse grupo premiado no Brasil e no exterior!

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: