quinta-feira, 23 de junho de 2011

São João no Nordeste Brasileiro

Todo ano é a mesma coisa, chega o mês de junho e aqui estou enaltecendo as comidas típicas, as bandeiras, a fogueiras, os fogos (cuidado com eles), as tradições, o forró (que aqui é o pai da alegria) e os artistas que contribuem para que essa festa esteja completa, sobretudo os que divulgam a cultura local e regional, regidos aos instrumentos tradicionais: zabumba, triângulo e sanfona. Onde tem sanfoneiro, tem festa garantida.

Vejo através dos noticiários que em muitas partes do Brasil se comemoram as festas juninas buscando reproduzir essas tradições que têm raízes aqui no Nordeste. Caruaru, Campina Grande, Arcoverde, Carpina, Gravatá, Camaçari, Petrolina, Serra Talhada, Limoeiro e tantas outras serão o destino de muitos. Talvez quem nunca frequentou o Nordeste nesse período não entenda ou ache exagero essa exaltação que rendo a esse momento, mas é que esse povo tão sofrido e muitas vezes tão discriminado merece uma festa dessa grandeza e só posso agradecer a Deus o presente de viver nesse lugar e conviver com essas pessoas que encontram em coisas simples motivos para serem felizes com essa tradição tão bonita.

E porque não falar da música que tem em Luiz Gonzaga sua fonte número um? Ele soube como ninguém cantar nossas tradições em cada clássico que lançou para a música brasileira. No xote das meninas o candeeiro se apagou e o sanfoneiro cochilou, mas a sanfona não parou e o forró continuou. Saudade, meu remédio é cantar as saudades que tenho das noites de São João. A fogueira tá queimando em homenagem a São João, olha pro céu meu amor e vê como ele tá lindo. E todos os demais são unânimes em afirmar que continuam esse trabalho tão lindo que representa o autêntico forró, o xote, o baião, o maracatu, o coco, e outros que representam as sempre Noites Brasileiras.

Um forte abraço a todos!

Nenhum comentário: