terça-feira, 12 de julho de 2011

CD Roberto Carlos 1990

Capa do CD 1990.
E começamos nossa viagem aos anos 90, com o Cd 1990. Na verdade, naquele final de ano, eu não tinha o cd, que não era popular, tinha uma fita cassete do meu pai com as canções desse disco, que ouvia bastante e foi esse trabalho que me tornou fã definitivamente. Acredito que as vendas giraram em torno da fita e principalmente do LP. Eu já cantava desde os 4 anos Caminhoneiro em 84, Verde e amarelo em 85, Amor perfeito em 86. A partir  desse disco de 90 me defini como fã.

Produzido por Roberto Carlos, acredito que o único ou um dos poucos em que o próprio rei assinou a produção quase total, esse disco trouxe vários sucessos radiofônicos e de cara tivemos Meu ciúme, Por ela, Quero paz e Cenário. Também foi o primeiro trabalho do rei a constar em trilhas de novelas: Super-herói em O dono do mundo e Mujer em Lua cheia de amor. Outras canções desse trabalho são Pobre de quem me tiver depois de você, Um mais um, Porque a gente se ama e Como as ondas voltam para o mar. Ouvindo atualmente esse cd, destaco os solos de Por ela, algo diferente na obra RC, com influências espanholas e também gosto bastante dos solos de metais de Quero paz e Meu ciúme, além da clássica Cenário, uma nova Emoções, inclusive com frases musicais desta. O piano de Como as ondas voltam para o mar é lindo.

Foto interna do CD 1990.
 Eu ficava indeciso sobre qual canção gostava mais e sempre trocava de faixa predileta. Depois de um tempo, adquiri o LP, que foi um dos que me deixou mais feliz e mais tarde o CD. A faixa Um mais um também tocou bastante, embora seja pouco lembrada atualmente. Eu também gostava muito da capa branca, com um Roberto sério, sereno e ainda com a pena que simbolizava um defensor da natureza. A foto interna trazia um rei meio bravo, algo meio incomum de se ver nas telinhas.

Contra-capa do CD 1990.
Mas, ser fã foi algo gradativo. Lembro que no Natal daquele ano fui com meu pai para a pracinha de Limoeiro e ele falou ansioso: "Vamos voltar logo para ver o especial do Roberto Carlos". Daí perguntei qual a canção que ele mais gostava e ele falou que era Emoções. Lembro de ter visto o começo com pouca empolgação e só veria esse especial há alguns anos atrás. Ouvindo essas canções desse disco, me defini como fã no decorrer de 1991, quando ouvia quase que diariamente a fita e a vida começava a seguir sob essa trilha sonora.

Um forte abraço a todos!

5 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro Amigo, Everaldo

Pela pessoa que és, a honra foi toda minha por compartilhar de sua felicidade.

No entanto, fiquei sobremodo feliz com suas palavras também lá no Portal Splishsplash.

Por ora, esteja certo de que esta sua primeira matéria da década de 90, acerca do Rei, ficou maravilhosa.

Permitindo uma pequena sugestão, gostaria de que pensasse em se seria também o ideal, colocar um link, como este por exemplo, lembrando pelo menos uma das faixas que mais fez sucesso na época: http://www.youtube.com/watch?v=PjjZzyVA9ls

Acretido que irão gostar de ouvir continuando assim a maravilharem no tempo e no espaço, como é o objetivo do eclético Blog.

Saudaçoes Robertocarlísticas!

Anônimo disse...

Quando vc disse que, através dessas postagens, pretendia desfazer a imagem de que RC, na década de 90, não produziu músicas à altura das décadas anteriores, eu não imaginei que isso se tornaria possível, de imediato, com o primeiro trabalho apresentado aqui no blog.
Meu ciúme, Por ela, Pobre de quem me tiver depois de você e Um mais um são canções belíssimas, com uma cadência e harmonia simplesmente inesquecíveis! Lembro dessas músicas claramente porque também fizeram parte da minha infância. Meu pai sempre presenteou minha mãe com os lançamentos do Rei, e eu, é claro, sempre ouvia.

Beijos!

Anônimo disse...

este disco abriu a fase dos anos 90 de forma maravilhosa!!
músicas como "meu ciume"(com arranjos de metais que lembra alguns dos anos 80)
"por ela"(uma versão com solos maravilhosos de cordas!!)
"cenario"(que podemos dizer ser parte 2 de "emoções")
por inteiro um disco bem produzido tanto no disco como na capa.

rilbert barreto disse...

pra mim, este álbum é o melhor dos anos 90. foi o primeiro que ganhei de presente, no ano em que foi lançado. porque, ate então, ganhava de presente com uma defasagem de um ano... kkkkkk estava com 11 anos e ganhei ele do meu pai/avo exatamente no réveillon de 1990 para 1991. e ao chegar em casa no dia 1º, sem exageros, passei o dia inteiro ouvindo este LP. terminava eu o recolocava. e como na própria capa diz, ele realmente é de luxo. de um cuidado nos acabamentos, arranjos, os temas, as letras, enfim, um discão. parabéns meu amigos, por mais uma bela postagem do seu blog...

Anônimo disse...

É 1 Disco Excelente!!!