quinta-feira, 14 de julho de 2011

CD Roberto Carlos 1991

Capa do CD 1991.
Bom, aqui as coisas já mudaram bastante. Já existia o fã lá de Limoeiro/PE, que se juntava ao côro do um milhão de amigos. Que ainda não podia comprar discos, mas adquiria fitas cassetes e pesquisava os sucessos antigos do rei, descobrindo um a um e ficando cada vez mais maravilhado com as coisas que aprendia com tudo isso. Quando esse disco saiu, fui pego de surpresa porque não imaginava que tudo era na base da surpresa. Não ouvia rádios e quando ligava o som era pra ouvir outras fitas cassetes do Roberto com canções antigas.

Então, de repente, um carro de som passa na rua fazendo propaganda da loja com o novo disco, tocando Luz Divina. Passei pela loja no outro dia e me surpreendi com tantas capas juntas. O LP 1991 enfeitava a loja toda. Nas rádios só tocava o novo disco, alternando entre uma música de outro artista e os novos sucessos do Roberto. Depois, as mais pedidas ficavam nas paradas e estas foram Todas as manhãs, Se você quer e Luz divina. Mais tarde, tivemos Pergunte pro seu coração na trilha sonora da novela Pedra sobre pedra. Outras que tocaram bastante, mesmo em menor expressão foram Primeira dama e Mudanças, que se somavam a Não me deixe, Oh oh oh oh e Diga-me coisas bonitas.

Foto interna do CD 1991.
Poucas vezes na carreira, Roberto dividiu uma faixa com outro artista e a premiada nesse disco foi Fafá de Belém em Se você quer. Fafá relatou que fez a primeira gravação e não gostou de sua atuação por estar muito nervosa e contou isso para Carminha, secretária do rei. Dias depois, Roberto em um gesto elegante, pede para ela ir novamente ao estúdio para refazerem a faixa, pois ele corrigiria a atuação dele. Eu ficava entre Não me deixe, que tinha até assobios do rei, e Pergunte pro seu coração como a faixa preferida.

Contra-capa do CD 1991.
Com uma capa em tons azuis e azulada em uma foto interna, com chapéu, Roberto sinalizava sua aproximação com o mundo sertanejo que despontava naquele início de década, mas o trabalho não era sertanejo, apenas tinha uma levada na canção Todas as manhãs. Eu não tinha o dinheiro para comprar o disco e sofri muito com isso, pois minha ansiedade era tanta para ter logo esse presente. Fui juntando tudo que ganhava e antes do Natal já tava com o disco que minha tia comprou pra mim no Recife onde era mais barato. Também acompanhei o especial daquele ano com empolgação total, além da participação do Roberto nos especiais da Xuxa e do Fábio Jr., pois o fã já estava querendo ver tudo sobre RC.

Um forte abraço a todos!

5 comentários:

James Lima disse...

Everaldo,

To achando muito interessante essa viagem pelos anos 90! A gente sente a emoção nas suas histórias!

Esse disco de 1991 é maravilhoso. "Luz Divina" e "Todas As Manhãs" ficaram na memória popular, mas destaco a esquecida "Não Me Deixe". Ela me emociona muito.

Um forte abraço
James Lima
www.robertocarlosbraga.com.br

Anônimo disse...

uns dos melhores disco dos anos 90 junto com o anterior!!
lindas canções "passeiam" neste disco!!
todas as manhãs,se voce quer,"a fantastica" luz divina,primeira dama...e uma musica maravilhosa feita pelo biafra "MUDANÇA"
maravilhoso esse disco.
ORLANDO.

Anônimo disse...

Ola! Everaldo!

" Os artistas já desenvolveram, por excelência, o senso da beleza e da arte, cabendo a eles a tarefa de levar as pessoas a perceber a espiritualidade através do belo, seja na música, na pintura, na literatura, na arquitetura, na ecologia, enfim, em tudo quanto glorifica a grandeza de Deus e concorre para sensibilizar,embelezar e tornar agradável este mundo." Do livro: " Quando chega a hora" de Zíbia Gasparetto.

É com base nisto que vejo este gesto do Roberto, quando fez voltar a Fafá de Belém para uma nova gravação, corrigindo assim o que não ficou bom, sobretudo de sua parte.

É com certeza uma atitude de nobreza de sua parte. Nobreza de Rei!

Rei, não só da música, mas sobretudo da cortezia, da gentileza, da generosidade, da simplicidade; do amor ao próximo!

Abraços!

Anônimo disse...

Deve ser por tudo isso que vc, hoje em dia, compra tantos CDs! Naquela época, esperava ansioso, juntava dinheiro, corria para a loja em busca do disco. Quanta admiração e carinho por um artista!

Mas o Roberto merece, com músicas, letras e gestos tão belos, como esse que vc relatou no texto, só podia erguer em torno de si o amor de uma legião de fãs.


E esse é mais um trabalho belíssimo da década de 90. Destaco essa canção interpretada por RC e Fafá de Belém, da qual eu gosto bastante!

Beijos!

João "Johnnÿ" Dias disse...

Esse foi o primeiro LP q eu escolhi pra minha mãe comprar, quando eu tinha meus 3 anos de idade, tava lá cheio desse álbum espalhado por todos os cantos da saudosa Aki Discos da Rua Imperial, em Recife. Bons tempos mesmo <3