domingo, 11 de dezembro de 2011

Olhando as estrelas - 21

Especial de 1986, cantando Estrada do sol.
E essa série chega à sua última edição do ano, mais que especial, trazendo dois astros da maior grandeza da música brasileira: o maior cantor e o maior músico que o Brasil já conheceu, em minha humilde concepção: Roberto Carlos e Tom Jobim. A relação entre os dois começou cedo, pois antes mesmo de ser o rei da música brasileira, Roberto cantava algumas canções de Tom Jobim, quando era crooner. Já nos anos 70, dizem que Tom fez algumas canções especialmente para Roberto gravar como Lígia, Wave e Luiza. Apesar do rei não gravar na época, no show Detalhes (1987-1990), apresentava um medley intitulado "As mulheres do Tom", onde cantava Ana Luiza/Lígia/Ângela.

Especial de 1981
Nos especiais da Globo, Roberto e Tom se encontraram quatro vezes: em 1976, quando cantaram Lígia, número reeditado em 1978, mas dessa vez só com voz e piano (que consta no CD/DVD duetos do Roberto, de 2006); em 1981, com Maria Bethânia, em homenagem a Vinícius de Morares, onde cantaram Eu sei que vou te amar e, finalmente em 1986, em um dueto que eu elegeria como um dos cinco mais lindos do Roberto, onde cantaram Estrada do sol, de Tom e Dolores, e conversaram sobre a natureza. Roberto ainda interpreta Tom nos especiais de 1977 (Wave), 1986 (Dindi), 1986 (Correnteza, com Djavan), 2006 (Insensatez em espanhol), 2008 (Chega de saudade, com Caetano) e 2011 - Jerusalém (Eu sei que vou te amar).

Especial de 1978 e CD/DVD duetos
No CD Canciones que amo de 1997, Roberto gravou pela primeira vez Tom Jobim, com a canção Insensatez, em versão hispânica feita pelo próprio rei. E, em 2008, junto com Caetano Veloso, presta uma homenagem ao Tom, gravando um CD/DVD só com canções dele. Roberto e Tom são responsáveis por algumas das mais belas páginas da música brasileira e, em defesa da natureza, atuaram juntos, cada um a seu modo por um mundo melhor, provando também que quando se encontraram, proporcionaram o brilho referente à magnitude de grandes estrelas que o universo nos proporciona!

Um forte abraço a todos! 

Nenhum comentário: